«« Voltar
LEVANTAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA E SUAS INTERAÇÕES COM FLORA EPIFITICA EM VIAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL
Protocolo do SIGProj:   271408.1389.234726.12052017
De:15/06/2017  à  31/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jaqueline Durigon
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ICB - Instituto de Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  As zonas urbanas caracterizam-se pelo predomínio de edificações e suas vias, em detrimento aos ambientes naturais e seus componentes da biota. Nestas zonas, a arborização urbana representa, em muitos casos, o principal componente da biota e é fundamental na manutenção da biodiversidade local. Desta forma, o objetivo da presente proposta é registrar a arborização urbana em vias públicas e analisar suas interações com a flora epifítica. Como metodologia, será realizado um censo das árvores e seu componente epifítico nas vias públicas do perímetro urbano. O levantamento será conduzido a partir de um desenho amostral adaptado do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Município de São Lourenço do Sul (PDDIS). Para cada árvore, serão registrados os seguintes dados: identificação taxonômica, altura total estimada, estado fitossanitário e presença de interações com fauna. Em cada árvore, serão identificadas as espécie de epífitas e a sua localização (fuste/copa). Complementarmente, serão mapeadas as espécies ameaçadas de extinção, raras, endêmicas e imunes ao corte com auxílio de GPS de navegação em software do Sistema de Informações Geográficas. A análise dos dados será feita por estatística descritiva para toda área e comparativamente entre as zonas. Características ecológicas como origem fitogeográfica, sistema de dispersão, além de outras ecologicamente relevantes serão registradas. Ao final, pretende-se produzir um banco de dados relacional para a condução do manejo da arborização urbana em vias públicas, além de subsidiar ações de educação ambiental junto aos munícipes de São Lourenço do Sul, RS.
Palavras-chave
   gestão ambiental urbana, áreas verdes, educação ambiental
Público-Alvo
  A proposta se direciona à Comunidade de São Lourenço do Sul - RS, abrangendo diferentes bairros e localidades. Da mesma forma, a proposta também subsidiará as ações do poder público local, na figura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar