«« Voltar
Mapeamento da Potencialidade e Acessibilidade do Uso de Tecnologias Assistidas através de estudo de caso na Clínica da Família Adib Jatene, Maré, Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   270895.1484.131938.11052017
De:30/06/2017  à  30/06/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Bernadete Madureira Cruz
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IGEO - Instituto de Geociências
Resumo da Ação de Extensão
  Esse projeto de extensão é fruto da parceria do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais e do Departamento de Terapia Ocupacional, ambos da UFRJ. A pesquisa original foi desenvolvida com objetivo de mapear o acesso das pessoas com deficiência e com transtornos mentais na Atenção Básica em Saúde, bem como seus desdobramentos no cuidado dessas pessoas. Buscando integrar conhecimentos nas áreas de Saúde, Geografia e Cartografia, este projeto objetiva relacionar atividades de ensino, pesquisa e extensão, através da adoção de soluções tecnológicas e participativas que possam contribuir para a melhoria na Atenção Básica na Saúde da Família. A área de aplicação está relacionada à área de atendimento da Clínica da Família Adib Jatene, localizada na Maré, Rio de Janeiro. O público-alvo principal são as pessoas com deficiência de forma a garantir a efetividade do projeto com o tempo disponível para o mesmo. São previstas atividades que serão desenvolvidas em 2 anos de parceria, de forma a possibilitar o amadurecimento de experiências e resultados. O projeto a ser desenvolvido na Geografia se denomina Mapeamento da Potencialidade e Acessibilidade do Uso de Tecnologias Assistidas. Projetou-­se, desta forma, três importantes metas: Mapeamento da área de atendimento pela Clínica Adib Jatene, identificando, através de imagens de alta resolução e trabalhos de campo, elementos da paisagem que deem apoio às metas posteriores; Mapeamento das Áreas Potenciais para uso de Terapia Ocupacional, utilizando estratégia de mapas mentais e participativos, de modo a incluir o conhecimento local; Mapeamento da Acessibilidade do Uso de Tecnologias Assistidas.
Palavras-chave
   Terapia Ocupacional, Acessibilidade, Mapeamento
Público-Alvo
  10 Trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da família, 150 usuários da Clínica da Família Adib Jatene e 5 estudantes voluntários do projeto de extensão.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   carlamad@gmail.com
«« Voltar