Manuais Didáticos de História: patrimônio, movimentos sociais, direitos humanos, gênero, afrodescendentes e indígenas – autores, textos, usos e leituras
Protocolo do SIGProj: 270816.1430.374.24102017
De:01/12/2017 à 01/12/2019
Instituição
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
Propomos nesse Projeto de Pesquisa analisar as categorias de patrimônio, movimentos sociais, direitos humanos, gênero, afrodescendentes e indígenas presentes nos manuais didáticos de história brasileiros, assim como oferecer e operacionalizar cursos de formação inicial e continuada aos/ as professores/as da rede pública de ensino em Mato Grosso do Sul; almejamos assim problematizar tais categorias em oposição a projetos conservadores, arbitrários e reacionários como é por exemplo o do Escola Sem Partido, do Movimento Brasil Livre (MBL) e a proposição da Lei Harfouche no estado de Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave
Manuais Didáticos, Patrimônio, Gênero, Movimentos Sociais, Formação Inicial e Continuada.
Público-Alvo
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato