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A voz dos usuários na gestão da saúde da CAP3.1 do município do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   270747.1484.251315.08052017
De:01/06/2017  à  30/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Eduardo Aguilera Campos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FM - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O controle social no SUS é uma premissa constitucional e um requisito para se alcançar a universalidade e a equidade na assistência a saúde. A satisfação dos usuários é um conceito multidimensional que inclui acesso, organização, interdisciplinaridade. Este aspecto torna-se cada vez mais importante para a Governança Clínica na Atenção Primária à Saúde. O empoderamento dos usuários e a comunidade nas questões da saúde e nas decisões tomadas pelo gestores e profissionais é fundamental para atender às necessidades de saúde. Objetivo- estimular a participação popular e o controle social na gestão do cuidado em Serviços de Saúde da Atenção Primária na AP3.1 . Este projeto visa contribuir com o empoderamento e a consciência de direitos a partir da interação de docentes, alunos e profissionais com os usuários e comunidade. A partir da opinião destes sobre questões como tempo de espera da consulta, pontualidade dos profissionais e consultas; relação com os profissionais e os serviços; organização dos fluxos, qualidade do cuidado, atendimento as demandas e necessidades de saúde, serão criados espaços dialógicos, de escuta ativa, para possibilitar respostas concretas às necessidades dos usuários e a comunidade. Desta forma espera-se uma maior interação da população com as equipes e a participação da comunidade nos processos de trabalho e na tomada de decisão sobre a assistência prestada.
Palavras-chave
   Participação Comunitária, Satisfação dos usuários, Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde, Atenção Primária à Saúde
Público-Alvo
  Usuários das Clinicas da Família da Área Programática 3.1 do município do Rio de Janeiro
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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