«« Voltar
CONHECENDO E PROMOVENDO O CUIDADO NUTRICIONAL, AUTOPERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE NO MUNICIPÍO DE MACAÉ-RJ.
Protocolo do SIGProj:   270618.1484.219595.15052017
De:01/08/2017  à  30/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Lismeia Raimundo Soares
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  Na atualidade o desafio está voltado a redução das comorbidades associadas ao HIV/AIDS, visto que a terapia antirretroviral de alta potência, utilizada para suprimir a replicação do HIV nas células CD4+, trouxe benefícios significativos para a redução da morbi-mortalidade associada a AIDS, por outro lado, pode levar à complicações crônicas secundárias como doenças cardiovasculares, modificações no perfil metabólico e nutricional, incluindo alterações na distribuição da gordura corporal. Tais fatores são reconhecidos por impactar negativamente sobre o estado nutricional e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS, levando a prejuízos no tratamento e na adesão ao mesmo. Assim, a definição de promover a qualidade de vida é reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes modos de viver contribuindo com a prevenção de danos as pessoas vivendo com o HIV. Desta forma a prevenção e detecção precoce de doenças torna-se processo de trabalho pelo cuidado centrado aos gestores e profissionais das áreas da saúde que se propõem oferecer assistência qualificada, desejáveis a uma vida entre pessoas, instituições e sistemas sociais. A priori, diagnosticamos as condições sóciodemográficas, clínico-epidemiológicas e nutricional da população para avaliação dos principais agravos e consequentemente planejamento das propostas de atividades interdisciplinares. Deste modo o projeto tem por objetivo desenvolver estratégias relacionadas à promoção de saúde; educação alimentar; autopercepção da imagem corporal; adesão à terapia antirretroviral e qualidade de vida, auxiliando no processo saúde/doença das pessoas que vivem com o HIV/AIDS, visando trabalhar a interdisciplinaridade e reflexão humanitária.
Palavras-chave
   HIV/AIDS, Autopercepção da imagem corporal, Promoção da Saúde, Educação, Nutrição.
Público-Alvo
  Pessoas vivendo com HIV/AIDS cadastradas no Serviço de Assistência Especializada (SAE), ligado ao Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Município de Macaé/ RJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   UFRJ-Campus Macaé e Programa IST/AIDS lismeia@gmail.com
«« Voltar