«« Voltar
Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria ABEM (Cópia) 03-05-2017
Protocolo do SIGProj:   270534.1400.125903.04052017
De:04/05/2017  à  31/08/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Rebeca Garcia de Paula
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUP - Campus de Palmas
Unidade de Origem
  MED - MEDICINA
Resumo da Ação de Extensão
  A Associação Brasileira de Educação Medica – ABEM com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – SGTES e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde, promoveu o Projeto Preceptoria - até a fase II - que, em âmbito nacional, realizou o Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria em Saúde, com as parcerias locais dos Centro Colaboradores e de Referência. Esta iniciativa da ABEM tem como objetivo geral, implementar um programa de desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria na Saúde pautado pelos princípios do SUS e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina/ demais áreas da Saúde, e direcionado, prioritariamente, aos programas vinculados ao PRO RESIDENCIA e/ou selecionados pelas Regionais da ABEM. Para tal, foram selecionados na fase I do Projeto 12 Centros Colaboradores. Tais centros se tornaram 'de Referência' na fase II do Projeto. A UFT é um desses centros, que continuará auxiliando na realização do curso em Tocantins, sendo esta (2017) já a 5a turma local, em parceria com a ETSUS. Trata-se de Curso de Extensão, certificado como Aperfeiçoamento Profissional, com carga horária total de 180 horas, sendo 80 horas em atividades presenciais (2 momentos presenciais de imersão durante 3 dias) e 100 horas em atividades de ensino à distância. A plataforma à distância será o MoodleAcadêmico, do laboratório de TeleSSaude da UFT. No intervalo dos encontros presenciais será necessário o investimento contínuo de carga horária diária no ambiente virtual de aprendizagem.
Palavras-chave
   ABEM, UFT, Preceptoria, Saúde, ETSUS
Público-Alvo
  Podem participar profissionais médicos ou profissionais de saúde e/ou docentes que exercem a preceptoria em Programa de Residência Médica/ Multiprofissional e/ou Graduação (Internato) em Medicina, Enfermagem, Nutrição ou Serviço Social da UFT.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Site: www.abem-educmed.org.br Pessoal: Profª Rebeca Garcia de Paula
«« Voltar