«« Voltar
Aperfeiçoamento em Odontopediatria no Âmbito da Saúde Pública
Protocolo do SIGProj:   270317.1484.243060.29052017
De:01/08/2017  à  30/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Fernanda Barja Fidalgo Silva de Andrade
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FO - Faculdade de Odontologia
Resumo da Ação de Extensão
  O esforço para promover adequações na formação de recursos humanos em saúde no Brasil teve um impulso com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/2002), visando reorientar a formação profissional para que torne-se mais próxima dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e das necessidades da população. A inserção da educação em saúde bucal juntamente com atenção à saúde geral na rotina escolar tem alcançado bons resultados em relação ao controle das doenças bucais, incluindo a cárie dentária. Nos últimos anos, a atuação em unidades de atenção básica do SUS tem sido uma das principais fontes de trabalho para odontólogos, especialmente os recém-formados. Uma das principais funções desses odontólogos no SUS tem sido a atenção a crianças. Infelizmente, muitos desses profissionais não possuem formação adequada para atuar na odontopediatria. Dessa forma, este curso visa oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento a graduados em odontologia na atenção odontopediátria no âmbito da saúde pública e, em especial, nos programas de saúde na escola e de saúde da família. O curso visa contribuir não só para uma formação profissional diferenciada dos recursos humanos de odontologia, ao oferecer a oportunidade de qualificação profissional centrada no indivíduo-escola-família-comunidade, como também para a melhoria da saúde da comunidade, através da Promoção de Saúde Bucal para escolares.
Palavras-chave
   Odontopediatria, Escolares, Promoção de saúde, Saúde Pública
Público-Alvo
  Graduados em odontologia (cirurgiões-dentistas) e/ou especialistas em odontopediatria servidores municipais do Rio de Janeiro com o interesse em se aperfeiçoar no atendimento a crianças dentro dos modelos preconizados pelo SUS, em consonância com os programas de saúde na escola e de saúde da família. Obs: Caso não haja o preenchimento das vagas por servidores municipais as vagas remanescentes serão disponibilizadas para graduados em odontologia (cirurgiões-dentistas) e/ou especialistas em odontopediatria não servidores.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   coi@odonto.ufrj.com Página do Facebook da Disciplina de Odontopediatria UFRJ e na página da Faculdade de Odontologia da UFRJ
«« Voltar