«« Voltar
Elaboração e Aplicação de Materiais Didáticos de Espanhol para Falantes de Português Brasileiro
Protocolo do SIGProj:   269893.1554.218374.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Eline Marques Rezende
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto didático tem como objetivo central a formação crítica de monitores, alunos do curso de Licenciatura em Letras: Português-Espanhol da Faculdade de Letras da UFRJ, com o intuito de ampliar sua formação, despertando neles as questões que vão enfrentar na sua prática docente e capacitando-os para a produção e aplicação de materiais didáticos. Essa formação será desenvolvida em duas fases numa perspectiva tanto teórica quanto prática. O marco referencial da linguística textual foi escolhido porque traz questões que problematizam o processo de aquisição de uma língua, tanto materna quanto estrangeira, e que possibilitam questionar os métodos tradicionais de ensino/aprendizagem. Outro ponto fundamental são os questionamentos atuais propostos pela Linguística Aplicada que tendem a situar historicamente o sujeito e suas práticas de linguagem, através de uma perspectiva que dialoga com outras áreas do conhecimento. Na primeira fase, os monitores se dedicarão a leituras críticas e a produção de materiais, e sua avaliação, para o ensino de espanhol para brasileiros. A segunda fase está dedicada à aplicação do material produzido e à reflexão sobre este processo. Esta ação se configura como um projeto que tem como finalidade estabelecer parcerias para sua aplicação ampliando, assim, sua área de atuação. A interface entre a Linguística Textual e a Linguística Aplicada e a preocupação de apresentar um programa que aborda questões de cidadania e de inclusão social corroboram o que especificam as Diretrizes Curriculares do MEC e se alinham a projetos, como o da escola bilíngue, em vigor no município do Rio de Janeiro.
Palavras-chave
   Espanhol para brasileiros, Linguística Textual, Linguística Aplicada, Produção e aplicação de materiais didáticos
Público-Alvo
  Como o projeto prevê palestras/oficinas durante o processo de preparação do material didático e turmas experimentais, na segunda etapa, para a aplicação do material elaborado, estima-se que o projeto contará com a participação de um público diversificado. Na primeira etapa, o projeto terá a participação de: a. monitores do projeto, em todas as atividades; b. monitores do projeto CLAC, alunos de outras universidades, professores da rede municipal e estadual nas atividades das palestras/oficinas. Na segunda etapa, as turmas experimentais formadas na Faculdade de Letras da UFRJ e na escola pública parceira (com quem estamos em negociações) terão como público-alvo: a. estudantes, professores e funcionários do ensino fundamental e médio de instituições públicas; b. estudantes, professores e funcionários do ensino superior tanto de outras universidades quanto da UFRJ; c. pessoas da comunidade externa à UFRJ. O foco recairá num público sem contato prévio com um curso formal de língua espanhola.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Secretaria do Departamento de Letras Neolatinas da Faculdade de Letras - UFRJ Endereço: Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 Telefone: 3938-9798
«« Voltar