«« Voltar
Os Dez Anos do Campus Duque de Caxias - Professor Geraldo Cidade- UFRJ
Protocolo do SIGProj:   269867.1484.279536.30052017
De:01/08/2017  à  31/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Tatiana Ribeiro Pires dos Santos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Xerém - UFRJ Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Unidade de Origem
  Xerém - Polo Xerém
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto, vinculado ao Programa Articulado MEMÓRIA CULTURAL, SOCIAL E DA TERRA, visa resgatar, organizar e disseminar a história do Campus Duque de Caxias - Professor Geraldo Cidade, que em 2018 completa dez anos de existência. Inicialmente será construído um acervo de memória, reunindo todo material audiovisual já produzido sobre o Campus. Também serão produzidos novos vídeos com depoimentos de docentes, servidores técnicos administrativos e alunos. O material recolhido e as entrevistas gravadas serão editados para gerar um vídeo institucional. Para realizar este trabalho contaremos com a colaboração de historiadores e servidores do município de Duque de Caxias que atuam no Museu Vivo do São Bento. Ao final do projeto, apresentaremos o vídeo comemorativo inserindo-o na rica história do Município de Duque de Caxias. Para isto, realizaremos mesas redondas, nas quais participarão os historiadores do Museu Vivo do São Bento, representantes das diferentes esferas de governo, membros da comunidade acadêmica da UFRJ e INMETRO, além de pessoas da comunidade local. O vídeo produzido será apresentado em escolas dos 3o e 4o Distritos do Município de Duque de Caxias. A colaboração com o Museu Vivo do São Bento possibilitará que os alunos de extensão envolvidos neste projeto aprendam na sede do Museu, como realizar entrevistas, filmar e editar os vídeos gravados. Utilizando o micro-ônibus da UFRJ, os historiadores do Museu levarão alunos de graduação do Campus e os de Ensino Médio do Colégio Estadual do Círculo Operário, aos locais ambientalmente mais degradados do Município de Duque de Caxias, Toxic Tour.
Palavras-chave
   1- História, 3- acervo de memória, audiovisual, 4- Áreas ambientalmente degradadas (Toxic Tour), 5- eventos de disseminação
Público-Alvo
   - Educadores e gestores das escolas públicas municipais do 3º e 4º distrito do município de Duque de Caxias que serão convidados a participar do evento que comemorará 10 anos da UFRJ no município de Duque de Caxias. - Alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Círculo Operário que participarão de um Toxic Tour, sendo guiados pelos historiadores do Museu Vivo de São Bento e um professor de Tecnologia Ambiental do Campus Xerém -UFRJ. - Alunos dos cursos de graduação do Campus que participarão de um Toxic Tour, sendo guiados pelos historiadores do Museu Vivo de São Bento e um professor de Tecnologia Ambiental do Campus Xerém -UFRJ. - Servidores e discentes do Campus que serão convidados a participar do evento comemorativo dos 10 anos da UFRJ no Município de Duque de Caxias.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar