«« Voltar
Contaminação de poços artesianos na comunidade de Itapuama/Cabo de Santo Agostinho: avaliação dos riscos à saúde e orientação à população
Protocolo do SIGProj:   269688.1409.266538.17052017
De:01/06/2017  à  31/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Robson José Silva
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  UACSA - Unidade Academica do Cabo de Santo Agostinho
Unidade de Origem
  UACSA - Unidade de Cabo de Santo Agostinho
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão tem como objetivo difundir conhecimento adquirido e desenvolvido dentro da universidade em benefício da comunidade externa. Neste projeto, a comunidade beneficiada será o Bairro de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho. Em 2014 foi implantado, no referido bairro, o Sistema de Rede de Abastecimento de Água pela COMPESA, que passou a fornecer água potável de acordo com as normas vigentes de Potabilidade da Água. Atualmente 50% das residências do bairro estão ligadas a essa rede e os 50% restantes ainda oferecem resistência a essa adequação, visto que possuem o poço artesiano como fonte de abastecimento. De acordo com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho esses poços foram construídos sem nenhuma orientação técnica ou monitoramento da qualidade da água. Essa preocupação se torna mais acentuada, tendo em vista que se trata de uma área de intrusão salina, com risco de contaminação por infiltração de esgoto doméstico e incidência de metais, como o ferro e o manganês (constatados pela COMPESA). A responsabilidade socioambiental é um dos papéis fundamentais assumidos pela UFRPE, que sempre busca adotar o conhecimento em pró do benefício da sociedade e do meio ambiente, instruindo a população no sentido da melhoria da qualidade de vida. Dentro desse contexto, o projeto visa avaliar e orientar a população quanto ao risco da ingestão de água de qualidade inferior e à importância da regulamentação do abastecimento de água para o consumo de água dentro dos padrões de potabilidade.
Palavras-chave
   Poços artesianos, potabilidade de água, poluição ambiental, doenças por via hídrica.
Público-Alvo
  O presente projeto se destina a beneficiar a comunidade do bairro de Itapuama/Cabo de Santo Agostinho com elaboração de dados destinados a agentes públicos do município, técnicos de empresas públicas e privadas, consultores, estudantes e demais profissionais atuantes no setor de saneamento ambiental.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Produção de 800 folders (cartilha instrutiva)
«« Voltar