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'Corando o Sete: Histologia é Ciência, Educação e Arte'
Protocolo do SIGProj:   269592.1484.228135.31052017
De:30/09/2017  à  30/09/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Katia Denise de Souza Arcanjo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  ICB - Instituto de Ciências Biomédicas
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Corando o Sete: Histologia é Ciência, Educação e Arte” oferta à sociedade, de forma interativa e formativa, o conhecimento do mundo microscópico por trás da forma dos seres vivos, e em particular, daquela do corpo humano. O projeto contempla múltiplas ações articuladas em torno deste eixo temático comum. As atividades propostas envolvem exposições em espaços públicos, escolas e grupos comunitários; visitas à UFRJ por professores e alunos de escolas; palestras sobre temas de interesse comunitário; produção de material didático educativo para mostras e aulas práticas e, finalmente, a produção de vídeos de divulgação a serem disponibilizados na internet. A ideia em que se aposta aqui é a de que o conhecimento da estrutura microscópica do corpo contribua para o autoconhecimento, a promoção da saúde e para a adoção de atitudes conscientes diante de situações de doença e do envelhecimento.
Palavras-chave
   Educação, Microscopia, Ciência, Histologia
Público-Alvo
  De acordo com a natureza multiação do projeto, o mesmo abrangerá um público alvo bastante heterogêneo e constituido por crianças, jovens, adultos e idosos. Na categoria de jovens, inclui-se alunos do ensino mpedio e fundamental e na categoria de adultos, individuos com ou sem formação superior, além especificamente de professores do ensino médio e/ou fundamental. Descrição Mais Detalhada da Projeção de Publico Alvo: Estima-se que no primeiro ano sejam alcançados cerca de 1.484 pessoas, distribuídas de acordo com as atividades realizadas. Nos anos seguintes o público alvo deverá ser muito ampliado, não apenas pela intensificação das atividades como pelo poder multiplicador das ações. Por exemplo, a gravação em vídeo das palestras realizadas seguida da disponibilização destes vídeos em canal no YOUTUBE permitirá um acesso ilimitado aos conteúdos oferecidos. Da mesma forma, o material produzido para as exposições piloto poderão ser incluídos em exposições itinerantes de grande potencial multiplicador. As seguir, serão listadas as atividades a serem realizadas no primeiro ano, bem como o local de realização e instituições parceiras e o público alvo atingido. a. Exposições interativas No Museu Espaço Ciência Viva desenvolveremos exposições interativas para um público estimado de aproximadamente 300 pessoas a cada Sábado da Ciência (desenvolveremos pelo menos 1 atividade por semestre, ou seja duas no ano). O público esperado, bastante heterogêneo, será de crianças, jovens, adultos e idosos. As oficinas serão desenvolvidas de acordo com as faixas etárias específicas e o material apresentado será confeccionado previamente nas oficinas realizadas com os alunos de graduação participantes do projeto. Serão produzidos modelos 3D de tecidos e órgãos do corpo humano, jogos e vídeos educativos. b. Palestras. As palestras de divulgação serão oferecidas em 2 formatos. O primeiro para disseminação de informação técnico-científica sobre temas de interesse geral. Essas palestras terão duração de 30-40 minutos e serão ministradas por professores especialistas e/ou alunos de graduação experientes. Ao término das palestras haverá sempre uma sessão interativa de debates. Na fase piloto, as palestras serão oferecidas no Clube da Vovó / Monte Sinai, com público estimado de 40 pessoas. O publico alvo no caso do Clube da Vovó / Monte Sinai é de adultos/idosos. As palestras serão gravadas, editadas e disponibilizadas no YOUTUBE. O segundo formato será de palestras de sensibilização sobre temas relevantes para o grande público. Essas palestras terão duração de 10-20 minutos e serão ministradas por alunos de graduação devidamente orientados pelos professores participantes. Tais palestras realizadas em sala de aula para os próprios alunos serão gravadas em vídeo para serem oferecidas às escolas e outras instituições interessadas. O público alvo é constituído de jovens e adultos. c. Visitas Disponibilizaremos 40 vagas, por semestre, para as visitações aos Laboratórios de Microscopia da UFRJ com atividades práticas (que incluem oficinas temáticas e exposições de posters de tecidos e órgãos do corpo humano) para estudantes do ensino médio (terceiro ano), em parceria com os Colégio Cruzeiro e Colégio Nossa Senhora Rainha dos Corações. Essa atividade será realizada 2 vezes por ano. Também abriremos um espaço de visitação aos Laboratórios de Microscopia no âmbito de uma parceria com os eventos “Conhecendo a Universidade” e “ICB de Portas Abertas”. O público alvo serão 60 alunos e professores da rede pública de ensino nos quais faremos atividades demonstrativas de como observar células ao microscópio, exposições de modelos bi e tridimensionais e oficinas de jogos, sempre desenvolvendo a temática de tecidos e órgãos do corpo humano. Essa atividade ocorrerá 1 vez por ano. d. Vivências Essa atividade será oferecida inicialmente a professores de ciências para divulgação das rotinas de atividades profissionais dentro da Universidade. Os participantes, 20 por semestre, serão convidados a passar um total de 20 horas dentro da UFRJ acompanhando o trabalho dos professores em suas rotinas, nas salas de aula, laboratórios e ambulatórios de forma a poderem vivenciar ambientes acadêmicos e profissionais. A partir da experiência adquirida do intercâmbio com os próprios visitantes, os professores participantes irão elaborar uma série de vídeos de divulgação para disseminar o conhecimento sobre as profissões ligadas ou não à academia. Esses vídeos serão intitulados “Vida de Professor”, “Vida de Fisioterapeuta”, “Vida de Médico” e assim por diante. Essa atividade tem um grande potencial multiplicador na medida em que dará aos professores de ensino fundamental e médio uma capacidade expandida de difundir conhecimento sobre as profissões. Além das atividades enumeradas acima, o projeto contará com duas oficinas: 1) Oficina de produção de material didático-pedagógico para as exposições (OFIMICRO) e 2) Oficina para produção de vídeos (OFIVIDEO). Como essas atividades serão realizadas apenas com a participação de alunos e professores da UFRJ, ou seja, como não serão abertas ao público externo num primeiro momento, elas não aparecem na listagem orientada para qualificação e quantificação do público alvo extramuros.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Todas as atividades que serão desenvolvidas nas ações extensionistas serão comunicadas à PR5 - UFRJ para que , a partir do site Institucional ocorra uma divulgação mais pertinente e vultuosa com o objetivo de agregar mais participantes aos eventos propostos.
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