«« Voltar
CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: SEGURANÇA DO PACIENTE (Cópia) 22-04-2017
Protocolo do SIGProj:   269502.1484.262693.10052017
De:01/06/2017  à  26/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Keroulay Estebanez Roque
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  HUCFF - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Resumo da Ação de Extensão
  O curso de qualificação profissional de Segurança do Paciente está inserido na Coordenação de Educação Permanente (COEP) da Divisão de Enfermagem (DEN) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Neste curso de qualificação profissional, de natureza teórico-prático, será apresentado conteúdos introdutórios relacionados a qualidade em saúde e segurança do paciente, um breve histórico sobre a temática, a taxonomia de segurança proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a discussão de fatores de riscos associados a ocorrência de incidentes com dano/evento adverso no ambiente hospitalar. Adicionalmente, serão abordados os seguintes protocolos de segurança do Programa Nacional de Segurança do Paciente: identificação do paciente, higiene das mãos, cirurgia segura, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, prevenção de quedas e de úlcera por pressão. Adicionalmente, serão apresentados os temas de Cultura justa de segurança, disclosure e comunicação. O curso de qualificação profissional de Segurança do Paciente conta com os seguintes parceiros: Gerência de Risco, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele do HUCFF e Escola de Enfermagem Anna Nery. Participarão deste curso alunos de graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery. Os residentes e graduandos irão atuar na construção e execução das atividades de simulação realística. Adicionalmente, os graduandos em enfermagem participarão como instrutores de nas aulas teóricas do curso.
Palavras-chave
   Evento adverso, Qualidade da assistência à saúde, Segurança do paciente.
Público-Alvo
  O curso terá como público-alvo profissionais de saúde de nível médio e superior do Complexo Hospitalar da UFRJ e de outras instituições governamentais (federal, estadual e municipal do Rio de Janeiro). O curso visa formar o público-alvo conforme contemplação da Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005 – (PCCTAE), que versa sobre progressão funcional em nível e gratificação salarial conforme a capacitação profissional. Serão disponibilizadas 20 vagas, sendo o mínimo de 10 alunos para a formação de uma turma. Do total de vagas, 9 serão oferecidas aos profissionais de saúde do Complexo Hospitalar da UFRJ e 11 vagas a instituições governamentais (federal, estadual e municipal). Casos as vagas destinadas aos profissionais de saúde de outras instituições governamentais não sejam preenchidas, estas poderão ser redirecionadas ao Complexo Universitário da UFRJ.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – RJ. CEP:21941-913 COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE Sala: 5E17 Informações na COEP: Telefone: (21) 39382543 E-mail: cursoscoep@hucff.ufrj.br
«« Voltar