«« Voltar
IX Encontro Sabores e Saberes
Protocolo do SIGProj:   269434.1484.70392.15052017
De:01/06/2017  à  01/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Elizabeth Accioly
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Resumo da Ação de Extensão
  Anualmente, desde o ano de 2009, o Instituto de Nutrição Josué de Castro/INJC da UFRJ em parceria com a Agência UFRJ de inovação, oferece o evento Encontro Sabores e Saberes, como parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas- FAO como parte da luta contra a fome mundial e de estimulo à produção agrícola do planeta e aos produtores rurais. O evento trata de assuntos relacionados à alimentação, meio ambiente e sustentabilidade articulando com os temas propostos para discussão, a cada ano, pelas Nações Unidas- ONU. Dada a indissociabilidade das questões ambientais da produção e disponibilidade de alimentos no mundo, o tema central da 9ª edição do Encontro Sabores e Saberes será “Plantas alimentícias não convencionais' conjugando algumas atividades às propostas temáticas da ONU que decretou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, entendendo a contribuição desse setor para os três pilares da sustentabilidade no mundo contemporâneo – econômica, social e ambiental. Estão programadas atividades científicas e culturais em torno do tema Alimentação, em suas perspectivas culturais, ambientais, sociais e culturais e da saúde, integrando atividades acadêmicas dos cursos de Nutrição e Gastronomia, incluindo exposição e apresentação de trabalhos científicos, debates e atividades acadêmicas coordenadas por docentes do INJC, além de atividades culturais. À programação se integra a feira agroecológica da UFRJ, com a participação de agricultores familiares do interior do estado do RJ, com exposição e comercialização de hortifrutis e produtos alimentícios artesanais.
Palavras-chave
   alimentação, meio ambiente, agricultura, desenvolvimento social, segurança alimentar
Público-Alvo
  Comunidade universitária (docentes, servidores e alunos da UFRJ), moradores da Vila residencial da UFRJ, profissionais e estudantes universitários externos, de todas as áreas de conhecimento, agricultores, pequenos empreendedores na área de alimentação, movimentos sociais, outros grupos comunitários e público em geral. Foram considerados no total estimado dos participantes, o público que participará como ouvinte, visitantes das oficinas e atividades acadêmicas, autores de trabalhos e participantes da roda de conversa.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Por meio da página institucional do INJC (www.nutricao.ufrj.br) e do endereço eletrônico do evento (saboresesaberes2017@nutricao.ufrj.br)
«« Voltar