«« Voltar
Aprendendo Fazer Ciência em Fisiologia Animal Comparada (Cópia) 23-11-2015 (Cópia) 22-11-2016 (Cópia) 20-04-2017
Protocolo do SIGProj:   269292.1389.72520.22062017
De:01/05/2017  à  20/05/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Marta Marques de Souza
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  ICB - Instituto de Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
   Os cursos de graduação que apresentam em sua Grade Curricular a disciplina de Fisiologia Animal Comparada, de um modo geral, a oferece nos últimos anos do curso. Cada vez mais percebe-se um menor número de graduandos na área de Fisiologia Animal Comparada. Tem-se percebido que a procura local pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada tem diminuído, o que pode estar refletindo o menor número de alunos de Iniciação Científica na área. Assim, conhecer Fisiologia Animal no início da Graduação pode aumentar a busca pela Pós-Graduação na área. Classicamente o ensino consiste do professor lançando uma grande quantidade de informações para os alunos, num dado intervalo de tempo. A Fisiologia Animal Comparada ensinada por metodologias menos convencionais, como a apresentação de problemas (problematização), discussão de hipóteses, planejamento de como explorar um tema ..., pode tornar mais interessante/apaixonante o tema em questão. Os alunos que buscam a solução de problemas aprendem e solidificam mais conhecimento. Considerando o despertar do interesse por Fisiologia Animal Comparada e a aplicação de uma metodologia de ensino não convencional, propõe-se aqui um curso de Extensão Universitária cujo público alvo seja graduandos da FURG e externo à FURG, com abrangência local e regional.
Palavras-chave
   Fisiologia Animal Comparada, Estratégia de Ensino, Problematização
Público-Alvo
  Alunos dos cursos de graduação de Biologia da Universidade de Concordia, Canadá
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   martasouza@furg.br camilaos@hotmail.com
«« Voltar