«« Voltar
Coxim Robótica - Ano II
Protocolo do SIGProj:   269159.1432.3582.20042017
De:05/06/2017  à  23/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Kleber Kruger
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPCX - Câmpus de Coxim
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A criação de um projeto de extensão na área de robótica pretende contribuir para o aumento de interesse dos alunos do ensino regular por disciplinas consideradas difíceis, como a matemática, a física e o raciocínio lógico. Além disso, espera-se promover a participação das escolas da região norte do estado de Mato Grosso do Sul na Olimpíada Nacional de Robótica (OBR) e na Competição Brasileira de Robótica (CBR) no ano de 2018. Tais competições buscam promover pesquisas nas áreas de robótica e inteligência artificial mediante o desenvolvimento de plataformas estimulantes, fundamentadas em problemas do mundo real. Essas competições são capazes de atrair o grande público, pois reúnem construtores de robôs que competem de maneira saudável para mostrar qual deles é capaz de cumprir da melhor forma um determinado objetivo especificado na competição. Como consequência, este projeto pretende contribuir com a formação de mão de obra qualificada na área de computação e informática na região norte do estado; ampliar o contato das escolas e da comunidade com as novas tecnologias; e atrair potenciais acadêmicos com talento e vocação para a área da tecnologia, uma vez que este assunto tem bastante apelo da comunidade local. O projeto divulgará a área, o curso e o nome da UFMS como instituição preocupada com o desenvolvimento socioeconômico da região.
Palavras-chave
   Olimpíada Brasileira de Robótica, Competição Brasileira de Robótica, Inclusão Digital, Desenvolvimento Socioeconômico Regional.
Público-Alvo
  Participarão deste projeto, majoritariamente, alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Os cursos de robótica serão organizados em duplas. Haverão duas turmas (matutino e vespertino). Cada turma será composta por 10 duplas, totalizando 20 alunos por turma, 40 alunos no projeto. 2 equipes de 4 alunos do IFMS, formadas por este mesmo projeto no ano de 2016, participarão das oficinas como treineiros e de eventos de robótica, tais como a OBR 2017, como forma de treinamento e troca de experiências; Demais acadêmicos voluntários do curso de Sistemas de Informação do Campus de Coxim da UFMS participarão como instrutores e monitores do curso; Professores da rede municipal poderão participar do curso como ouvintes para replicarem o conhecimento na rede pública de ensino; As palestras serão abertas ao público e contará com a participação dos alunos envolvidos no curso disponibilizado, discentes e docentes da UFMS, e discentes e docentes do IFMS que participaram das competições anteriores de robótica, tais como a ERI 2015 e a OBR 2016.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   kleberkruger@gmail.com
«« Voltar