«« Voltar
Inovações tecnológicas para o bem estar urbano: a ocupação Solano Trindade em Duque de Caxias (RJ)
Protocolo do SIGProj:   269043.1484.69648.18042017
De:30/06/2017  à  30/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Luciana da Silva Andrade
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FAU - Faculade de Arquitetura e Urbanismo
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto Inovações tecnológicas para o bem estar urbano: a ocupação Solano Trindade, em Duque de Caxias (RJ), que integra o Programa Autogestão Urbana no Rio de Janeiro, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campos da Arquitetura, do Planejamento Urbano e da Economia Social e Solidária, reunindo professores, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de arquitetura e urbanismo, gestão pública, planejamento urbano e regional e direito da UFRJ. A construção desse Projeto foi motivada por uma sinergia de interesses entre o grupo da UFRJ, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia e a Cooperativa Liga Urbana, atuantes no Rio de Janeiro. O objetivo geral do Programa é fortalecer e institucionalizar a colaboração entre atores universitários e movimentos populares demandantes de tecnologias sociais inovadoras, para o desenvolvimento de formas associativas de trabalho e de produção do ambiente construído urbano, bem como de assessoria jurídica. O objetivo deste Projeto é transformar a concepção de bem estar urbano hegemônico no diálogo entre as famílias que moram na ocupação Solano Trindade e os alunos e professores universitários a partir da experiência teórica e prática de inovações tecnológicas. Para isso, serão realizadas discussões sobre o tema e também sobre tecnologias alternativas da produção do espaço urbano, assim como serão realizadas oficinas para a experimentação de tais tecnologias. Também serão realizadas oficinas sobre o direito à moradia, complementadas por um acompanhando dos processos administrativo e judicial relativos à doação da terra ocupada.
Palavras-chave
   autogestão, cooperativismo, habitação-social, tecnologia-social, movimento-social
Público-Alvo
  Os públicos alvo do projeto são: Alunos de graduação da UFRJ em disciplinas- 30 / Alunos de disciplinas de extensão -50 / Alunos de pós graduação - 10/Coordenação do Movimento Social (MNLM) -3 e moradores (atuais e futuros) da ocupação Solano Trindade 150/ Cooperativa Liga Urbana: 4. Ainda será envolvida como público alvo a Secretaria de Patrimônio da União (5), que está cedendo o terreno da ocupação Solano Trindade, em Duque de Caxias, que receberá do projeto uma topografia do terreno e a poligonal do mesmo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Avenida Pedro Calmon, 550, Edifício da Reitoria, 5º andar, sala 521, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 21.941-901.
«« Voltar