«« Voltar
Intervenções familiares em situações crônicas de saúde
Protocolo do SIGProj:   269016.1432.163.20042017
De:01/06/2017  à  10/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Angélica Marcheti
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INISA - Instituto Integrado de Saúde
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Cuidado na Família tem demonstrado resultados significativos à saúde da pessoa com doença crônica. Porém, não basta o profissional estar sensibilizado, mas é importante que ele esteja subsidiado por um referencial teórico adequado e baseado em evidências científicas. Na literatura encontramos vários modelos de intervenção familiar para o cuidado da família em situações difíceis de vida. No campo da enfermagem, têm-se aprimorado o cuidado da família baseado no Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar. No Brasil, esse referencial tem sido desenvolvido em cursos de graduação e pós-graduação. No Estado de Mato Grosso do Sul, ainda se percebe pouca utilização desse conhecimento no cuidado à família. Nesse sentido, propõe-se o oferecimento de um curso baseado nesse referencial com o intuito de sensibilizar e instrumentalizar enfermeiros e outros profissionais de saúde para a assistência para famílias que vivem uma situação difícil de saúde.
Palavras-chave
   Intervenção familiar, enfermagem, família
Público-Alvo
  O item 'outros' da descrição do público alvo se refere: Enfermeiros dos diferentes serviços de saúde do município de Campo Grande, do Estado de Mato Grosso do Sul e demais regiões, ou enfermeiros, não empregados, mas que desejam fazer o curso.. Profissionais de saúde - psicólogos, médicos, fisioterapeutas e pós-graduandos em áreas da saúde da cidade, Estado e região de Mato Grosso do Sul e Brasil.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Contato: Falar com Silvana ou Adriana Secretaria do Curso de Mestrado em Enfermagem Unidade XII - piso superior/Campus Campo Grande Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Fone: (67) 3345-7768
«« Voltar