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Projeto Escola Itinerante de Robótica e Desenvolvimento de Games, uma Solução de Baixo Custo para Séries do Ensino Fundamental de Escolas Brasileiras.
Protocolo do SIGProj:   268972.1484.79796.14052017
De:01/07/2017  à  01/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Anselmo Pestana Ribeiro Costa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  Desenvolvimento de conjunto de ferramentas de baixo custo capaz de prover um ambiente educacional composto por robótica e desenvolvimento de games baseados em linguagem de blocos alinhadas a BNCC (Base Nacional Comun Curricular), possibilitando a capacitação de docentes e turmas de até 20 (vinte) alunos de escolas públicas de ensino fundamental, prevendo um total de 720 alunos e 72 docentes do ensino fundamental. O envolvimento da comunidade acadêmica dar-se-á na construção das estruturas de hardware de baixo custo com tecnologia raspberry, controladas por software livre, na pesquisa e construção de material didático e na efetiva capacitação em atividades didáticas de crianças e adolescentes de séries iniciais e finais do ensino Fundamental do sistema Público Nacional de Educação. A composição do hardware que deverá ser construído por nossos discentes do curso de Engenharia, apresenta-se dividida em duas partes, sendo uma para utilização como estação de trabalho, substituindo um computador, baseada na utilização da placa Raspberry Pi, monitor de LCD, mouse, teclado e cartão sd e a outra parte compondo o kit de robótica, constituído de placa arduino, sensor de presença, sensor ultrasonico, protoboard, cabos de conexão, sensor de temperatura, potenciômetro, servo motor e motor DC. O software é baseado em sistema operacional linux, servidor apache, ferramenta de desenvolvimento de games scratch, programação em blocos blockly,, ferramentas de desenvolvimento de robótica em blocos duniblocks e duinoblocks4kids. O objetivo principal é levar tecnologia de robótica e games para professores do ensino fundamental e jovens de escolas públicas, através de estruturas de baixo custo.
Palavras-chave
   robótica educacional, gameficação, tecnologia da informação e comunicação, educação, inovação
Público-Alvo
  Escolas Públicas de Ensino Fundamental
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   anselmopestana@ufrj.br
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