«« Voltar
CanteMus - Laboratório da Voz
Protocolo do SIGProj:   268791.1432.2652.20042017
De:22/05/2017  à  22/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAALC - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O CanteMus consiste em uma proposta de produção, pesquisa e divulgação da música vocal. No que tange à produção, o CanteMus integra a prática vocal em grupos com diferentes perfis - como coro de iniciantes (sem experiência musical), coro feminino, coro de estudantes de música. Nesses grupos, serão trabalhados princípios de técnica e saúde vocal e sua aplicação ao repertório - devidamente pesquisado de acordo com o perfil e as condições de cada grupo. Cada ensaio será um momento de aprendizado para os participantes, sendo que entre eles teremos acadêmicos do curso de Música que atuarão como cantores (solistas ou coralistas), regentes ou instrumentistas acompanhadores - ou seja, aprenderão na prática como se realiza o trabalho com grupos vocais. O repertório desenvolvido será apresentado juntamente com palestras sobre técnica e saúde vocal, no que denominamos 'workshop', que circulará pelos campi da UFMS no interior do Estado e em instituições onde atuam profissionais da voz - escolas públicas, por exemplo. Em cada workshop realizado, faremos um trabalho de pesquisa junto ao público ouvinte, levantando questões pertinentes ao uso da voz e à apreciação da música vocal. Tais questões serão objeto de análise para a realização de pesquisas, bem como objeto de reflexão no processo de formação dos acadêmicos.
Palavras-chave
   Canto, técnica vocal, saúde vocal, música coral.
Público-Alvo
  Os grupos vocais que integrarão o CanteMus, com perfis distintos, serão formados por servidores da UFMS - docentes, discentes e técnicos - possibilitando também a participação da comunidade externa. Já os workshops que circularão nos campi do interior do Estado e instituições que receberem o projeto (escolas, por exemplo) terão como público pessoas interessadas em conhecer princípios de técnica e saúde vocal, especialmente profissionais da voz - principalmente PROFESSORES, regentes e cantores amadores.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Pretendemos criar uma página institucional no site da Universidade para divulgar o projeto. Por enquanto, o contato será feito com a coordenadora, por e-mail (ana.gaborim@ufms.br) ou pessoalmente, na sala 205 da Unidade 8 da UFMS.
«« Voltar