«« Voltar
SABORES E SABERES DA ARTE, TECNOLOGIA E LITERATURA NAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS ESCOLARES: AS PARECERIAS COMO PONTO DE PARTIDA
Protocolo do SIGProj:   268785.1432.1351.18042017
De:20/05/2017  à  20/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Lúcia Gomes da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Associar os sabores e saberes da Arte, Literatura e Tecnologias pode ser uma iniciativa ousada e desafiadora, mas é também seguramente, muito criativa e significativa para as novas formas de organização do conhecimento. Isso implica, primeiramente, trazer à luz as relações profundas, porém sempre escamoteadas, entre as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas. Propomos aproximar os conhecimentos de cada área para formar um conjunto científico mais amplo no ambiente escolar, sem desconsiderar as fronteiras das teorias que lhe são peculiares. O saber de cada um neste projeto há de resgatar os sabores mais diversos para nossos acadêmicos, para os professores e para os alunos da escola. Segundo Nóvoa é neste processo em que a própria pessoa vai se reconhecendo, ao longo de sua história, se formando, se transformando, em interação (Nóvoa, 1992). São diferentes entrelaçamentos entre esses três elementos (literatura, arte e tecnologia), através de múltiplas abordagens que apostam em um caráter inovador com que se ensina e se aprende, abrindo diversas perspectivas teóricas e práticas para posterior debates e discussões em sala de aula acadêmica. Tratamos dos múltiplos fios que tecem e constroem o discurso da educação diferenciada, desatando nós que tanto engessam as práticas políticas pedagógicas na educação. Se, ainda perguntarem porquê das parcerias respondemos com o auxílio de Fazenda: “O educador que pretende interdisciplinar não é solitário, é parceiro: parceiro de teóricos, parceiro de pares, parceiro de aluno, de professores, sempre parceiro” (Fazenda, 1991, p. 109).
Palavras-chave
   Arte, Literatura, Tecnologias
Público-Alvo
  Interno: Professores, Técnicos Administrativos e Acadêmicos do Curso de Pedagogia, Letras e Licenciatura Intercultural Indígena. Externo: Egressos dos Curso de Pedagogia e Letras, Coordenadora Regional de Educação de Aquidauana, Gerente Municipal de Aquidauana e equipe, Professores e Coordenadores do Instituto Federal de Aquidauana/IFMS, Gestores de Tecnologias, Diretores, Coordenadores, Professores e Alunos de Escolas Públicas Estaduais e Municipais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Pelo e-mail: lucia.gomes@ufms.br Telefone (67) 99231-3439
«« Voltar