«« Voltar
Ateliê da Infância: espaço de brincadeira, criação e educação
Protocolo do SIGProj:   268761.1389.32356.15052017
De:01/01/2017  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  IE - Instituto de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O Ateliê da Infância, projeto que está vinculado ao Programa de Extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, está sendo proposto para oportunizar espaço para a brincadeira, para a realização de oficinas, ações de formação continuada, exposições, contação de histórias, entre outras ações que envolvem bebês e crianças de Escolas de Educação Infantil da rede pública do município do Rio Grande, estudantes do curso de Pedagogia e professoras que atuam em creches e pré-escolas. O Ateliê da Infância, está situado no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande e configura-se como um espaço planejado para que as crianças possam brincar e vivenciar múltiplas linguagens. Isto, porque consideramos que as experiências em espaços coletivos, as interações com outras crianças e adultos são possibilidades ricas de ampliação de seus conhecimentos nas mais diversas dimensões, como por exemplo, estética, cultural, corporal, artística, oral, escrita, entre outras. Ao mesmo tempo, pensamos que este espaço também precisa ser planejado para que as professoras de Educação Infantil, bem como as estudantes do curso de Pedagogia encontrem no Ateliê oportunidade de formação e problematização de questões relativas às especificidades do trabalho com crianças de zero a cinco anos.
Palavras-chave
   Infância, Educação, Infantil, Brincadeira, Formação
Público-Alvo
  O público alvo deste projeto são as crianças de 0 a 5 anos e nove meses que frequentam creches e pré-escolas municipais do Rio Grande, bem como as professoras e profissionais que atuam na Educação Infantil. Atualmente a rede municipal possui 10 Escolas Municipais de Educação Infantil e, além destas EMEIS, há turmas de pré-escola que funcionam em escolas de Ensino Fundamental. Cabe salientar, também, que este projeto de extensão servirá como possibilidade de formação complementar aos acadêmicos do curso de Pedagogia, ao estabelecer relação com os conteúdos abordados no curso de graduação, como cuidado/ educação, práticas pedagógicas, interações, brincadeira, linguagens, infâncias e contextos educativos. Junto com os estudos que estão relacionados aos conteúdos das disciplinas, serão oferecidas oficinas para os acadêmicos do curso de Pedagogia, de forma articulada com algumas disciplinas do curso, como por exemplo, Cotidiano da Educação Infantil, Metodologias da Educação Infantil e Educação das crianças de zero a três anos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   A divulgação será realizada por meio de cartazes distribuídos pela universidade, notícias publicadas no site da FURG e no site no NEPE - www.nepe.furg.br. Também será repassado um material de divulgação para a SMED de Rio Grande/ RS a ser distribuído nas escolas municipais, por meio de folder. O agendamento para as visitas e inscrições serão realizadas pelo telefone e e-mail do NEPE.
«« Voltar