«« Voltar
Cadastramento socioeconômico das famílias do Cinturão Verde e levantamento cartográfico da área
Protocolo do SIGProj:   268750.1432.197.18042017
De:20/05/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Celma Borges
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
   Visamos desenvolver um projeto de cadastramento socioeconômico de 180 famílias do Cinturão Verde, em Três Lagoas, MS, e um levantamento da área, a fim de contribuir para que tenham segurança e permaneçam produzindo alimentos, sem o temor do despejo por ações do Ministério Público e da Prefeitura Municipal, que constantemente impõem à saída dos pequenos produtores, devido um TAC (Termo de Ajustamento e Conduta), de 2015, impetrado contra a prefeitura para que retire da área esses pequenos produtores. Isto se agrava com a não renovação do contrato de comodato pela prefeitura municipal. Há famílias que vivem e produzem na área faz mais de 30 anos e vivenciam, cotidianamente, o temor das ações de despejo, com agravante de, na atualidade, ter se dado a valorização econômica dos lotes, pela passagem da rodovia federal no Cinturão Verde. A área foi reconhecida como Cinturão Verde, por projeto Lei de 2004. O papel da Universidade é o de acompanhar e dar subsídios para que estas famílias tenham segurança em permanecer na área, sem o temor psicológico de serem despejadas. Destacamos que em 2003 realizamos um projetos de extensão na área contribuindo para que obtivessem o contrato de comodato. Na atualidade, envolvendo professores de História, Geografia e Direito e alunos de Geografia, História, Direito, Letras e Ciências Biológicas, objetiva-se o levantamento socioeconômico para que as famílias tenham acesso ao contrato de comodato, bem com a regularização de sua situação. O levantamento cartográfico contribuirá para o conhecimento real da ocupação dos lotes do Cinturão Verde.
Palavras-chave
   Cinturão Verde, Três Lagoas, cadastramento socioeconômico, levantamento cartográfico
Público-Alvo
  Objetiva-se contribuir para que 180 Famílias comodatárias da área do Cinturão Verde, em Três Lagoas -MS sejam contempladas com a aplicação deste questionário socioeconomico e com o estudo da área. Os demais envolvidos - 47 pessoas na equipe organizadora - contribuirão para que o projeto possa ser realizado.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação do projeto contará com a participação dos alunos dos cursos envolvidos, bem como com os professores dos respectivos cursos. Soma-se a isto a participação das Associações existentes no Cinturão Verde, as quais contribuirão na divulgação do projeto junto à Comunidade envolvida.
«« Voltar