«« Voltar
Ações Assistenciais de Enfermagem em Saúde Mental
Protocolo do SIGProj:   268698.1432.18350.20042017
De:21/05/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Priscila Maria Marcheti Fiorin
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INISA - Instituto Integrado de Saúde
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Os transtornos mentais vem apresentando uma contribuição crescente de sobrecarga às doenças no mundo. No Brasil calcula-se aproximadamente 30 milhões de pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno. Ocorrem de maneira universal, podendo atingir homens e mulheres de todas as idades, classe econômica e cultural. Dentre eles estão os transtornos de humor, transtornos de ansiedade, o consumo de substâncias psicoativas, transtornos psicóticos, transtornos alimentares, outros. Uma vez que várias transtornos mentais se associam ao suicídio, este tema também será abordado no projeto. Será ofertado aos alunos informações básicas que possam orientar a detecção precoce de certas condições mentais associadas ao comportamento suicida, bem como o manejo inicial de pessoas que se encontrem sob risco suicida e medidas de prevenção. A Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (LASME) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem como objetivo, incentivar o ensino em saúde mental por meio de conferências com especialistas na área, seminários, discussão de casos clínicos, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, participação de congressos e eventos científicos e treinamento prático. Bem como, desenvolver atividades socioculturais com pacientes atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e promover educação permanente para os profissionais de saúde das instituições públicas e privadas. Com isso, a oportunidade de aprimorar o conhecimento nesta área se faz presente, pois é necessário que o profissional esteja apto para atender estes pacientes durante o seu cotidiano, demonstrando conhecimento teórico-prático, voltado para o bem-estar e atendimento integral ao paciente.
Palavras-chave
   Saúde mental. Psiquiatria. Enfermagem.
Público-Alvo
  O público alvo deste projeto: - Acadêmicos do Curso de Enfermagem e de outras áreas. - Usuários do Serviço de Saúde dos Centros de Atenção Psicossocial. - Usuários do Serviço de Saúde da Estratégia de Saúde da Família. - Funcionário do Serviço de Saúde do Município (CAPS e UBSF). - Funcionários técnico administrativo e docente da UFMS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Profª Msc. Priscila Maria Marcheti Fiorin priscila.fiorin@gmail.com (67) 9981-1540 Profª Dra. Bianca Cristina Ciccone Giacon biagiacon@gmail.com (67) 3291-0224
«« Voltar