«« Voltar
Clínica de Dor de Ensino e Pesquisa do Serviço de Anestesiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP da Universidade Federal Fluminense (Cópia) 05-08-2013 (Cópia) 03-02-2014 (Cópia) 23-03-2015 (Cópia) 10-05-2016 (Cópia) 10-04-2017
Protocolo do SIGProj:   268349.1347.189011.10042017
De:02/01/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ismar Lima Cavalcanti
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMM - Faculdade de Medicina
Unidade de Origem
  MCG - Departamento de Cirurgia Geral e Especializada
Resumo da Ação de Extensão
  A dor afeta a qualidade de vida e a recuperação dos indivíduos. Estudos comprovam que em hospitais com serviços de tratamento de dor aguda ocorre redução das taxas de morbimortalidade, principalmente em pacientes cirúrgicos. Entretanto, ainda é baixa a prevalência de Serviços de Tratamento da Dor nos hospitais, mesmo em países desenvolvidos. A dor é sintoma complexo. Está bem estabelecido pela comunidade científica internacional que o tratamento inadequado da dor causa prejuízos para a recuperação do paciente, com alterações psicológicas e aumento do número de casos de dor crônica, de difícil tratamento. A dor é considerada como o 5º sinal vital (Organização Mundial da Saúde OMS), entretanto, somente uma parte ainda pequena da população mundial tem acesso a esse avanço, denotando a necessidade de mais investimentos na educação das equipes de saúde sobre a fisiopatologia e tratamento da dor. Nesse contexto, justifica-se a criação da Clínica de Dor de Ensino e Pesquisa do Serviço de Anestesiologia do HUAP, como projeto de extensão universitária, por meio de atividades docente-assistenciais vinculadas ao ensino e à pesquisa. Objetivos: desenvolver um projeto de assistência para cumprir funções de ensino e pesquisa na área da dor; colaborar com a Direção do HUAP, quando solicitado, para a concretização de rotinas para tratamento da dor, criando protocolos clínicos e de tratamento; servir como ambiente de ensino e pesquisa para os alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFF e; assessorar, academicamente, quando solicitado, os médicos técnico-administrativos do HUAP.
Palavras-chave
   Anestesiologia, dor, aguda, crônica
Público-Alvo
  As ações terão a participação de professor, técnico, alunos do curso de graduação em medicina, médicos residentes do programa de anestesiologia e alunos de mestrado e doutorado, que estiverem em treinamento de ensino e/ou pesquisa nos temas anestesiologia e dor. O outro público-alvo são os doentes portadores de dores agudas pós-operatórias internados nas enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF e/ou os doentes sujeitos de pesquisas clínicas em Anestesiologia e Dor, vinculadas aos programas de mestrado e doutorado .
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Serviço de Anestesiologia do HUAP tel 2629 9090
«« Voltar