«« Voltar
Curso de Campo Ecologia do Pantanal: Desenvolvendo Ciência Cidadã
Protocolo do SIGProj:   268333.1432.5600.19042017
De:01/06/2017  à  17/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Andrea Cardoso de Araujo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INBIO - Instituto de Biociências
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Curso de Campo de Ecologia do Pantanal (ECOPAN) esta na sua 20ª edição. Já passaram pelo ECOPAN mais de 350 estudantes e professores de cursos de pós-graduação nacionais e internacionais. São abordadas as etapas do desenvolvimento de projetos em Ecologia, desde o planejamento, elaboração de perguntas, hipóteses, delineamento amostral, coleta e análise de dados, apresentação oral e redação de manuscritos. Promovendo trocas de saberes entre estudantes, professores e comunidade. Para sistematizar e intensificar a troca de saberes entre participantes do ECOPAN e a comunidade surge o projeto “Curso de Campo Ecologia do Pantanal: Desenvolvendo Ciência Cidadã”. O projeto unirá acadêmicos e membros da comunidade local no desenvolvimento de projetos em Ecologia. Prático, focado nos cursistas e baseado em aprendizagem por projetos, esta ação permitirá que acadêmicos e moradores da região formem uma só comunidade e desenvolvam atividades significativas entendendo a filosofia e o pensamento da atividade científica. A ação ocorrerá no povoado do Taboco, município de Corguinho, MS, entre os dias de 12 e 17 de setembro de 2017 na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Quinta do Sol. O projeto de Ciência Cidadã preconiza redes colaborativas, envolvendo pesquisadores, estudantes, professores, entre outros, na construção de projetos de pesquisas.
Palavras-chave
   aprendizagem por projetos, comunidade de aprendizagem, Corguinho, Taboco, Cerrado
Público-Alvo
  Alunos de pós graduação em Ecologia e áreas afins. Educadores da rede local de ensino do distrito de Taboco.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   http://ecopan.sites.ufms.br/
«« Voltar