«« Voltar
Ações de prevenção de agravos e promoção à saúde do adolescente no âmbito da atenção básica.
Protocolo do SIGProj:   268269.1432.80435.20042017
De:20/05/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Soraya Solon
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FACFAN - Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A adolescência é um período da vida onde ocorre um processo de transformação física, psicológica e de adaptação à realidade social, o que direciona a atenção à saúde de forma específica para minimizar as vulnerabilidades decorrentes desta idade e favorecer o seu desenvolvimento. Apesar do atendimento de saúde para os adolescentes ser garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o serviço ainda encontra dificuldades para incorporar esse público que, comumente, não utiliza as unidades de atenção básica com autonomia. A necessidade de fortalecer ações de saúde para essa população, assistencial ou não, é reforçada pela transição demográfica e o perfil de agravos da população jovem no Brasil como, por exemplo, o aumento da incidência de infecção por HIV e a gravidez não planejada. Neste contexto, este trabalho objetiva realizar ações para prevenção de agravos e de promoção à saúde para o adolescente, no âmbito da atenção básica. Ocorrerá com o matriciamento na região de duas unidades de saúde, no município de Campo Grande/MS, incluindo as instituições da comunidade frequentadas pelos adolescentes, como escolas, associações, igrejas, CRAS ou outras. O extensionista buscará aproximar os adolescentes nas unidades de saúde trabalhando, semanalmente, nas comunidades com a equipe de saúde. As ações realizadas direcionarão para o auto cuidado, protagonismo juvenil e a educação entre pares.
Palavras-chave
   Saúde do adolescente, Política pública intersetorial, Assistência integral a saúde, Prevenção de infecção pelo HIV, Promoção da saúde
Público-Alvo
  As ações da presente proposta são direcionadas aos adolescentes e profissionais da saúde e educação das comunidades vinculadas às duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o projeto será desenvolvido. A previsão será trabalharmos com as UBS Vila Carlota e Universitário, onde estão as Escolas estaduais Orcírio Thiago de Oliveira e José Barbosa Rodrigues.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Professora Soraya Solon, 33457363, sorayasolon@gmail.com
«« Voltar