«« Voltar
Cerveja é fácil: Iniciação teórico/prática as técnicas de fabricação de cerveja em casa e cultura cervejeira (Cópia) 05-04-2017
Protocolo do SIGProj:   267803.1484.265160.29052017
De:30/06/2017  à  30/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marcel Menezes Lyra da Cunha
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Xerém - UFRJ Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Unidade de Origem
  Xerém - Polo Xerém
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto do Curso “Cerveja é fácil: Iniciação teórico/prática as técnicas de fabricação de cerveja em casa e cultura cervejeira” propõe ensinar em encontros semanais, de 5 horas cada, as técnicas práticas e a teoria da fabricação de cerveja. O curso prático de fabricação artesanal de cerveja visa ensinar, de forma palpável ao público leigo, a metodologia da fabricação e os conceitos científicos de biologia, química e física envolvidos nos processos. Isto inclui conceitos sobre água e seus elementos, características dos vegetais utilizados (malte e lúpulo), leveduras e outros micro-organismos, além da bioquímica da fermentação e das outras etapas da fabricação. Neste curso também será abordado o histórico e evolução do conhecimento sobre as técnicas e processos importantes para a produção de cerveja, além de noções de mercado e da recente expansão das microcervejarias no Brasil e no mundo. Isto, aliado ao conhecimento dos estilos de cervejas, suas características e potenciais falhas, irá construir de forma sólida o repertório teórico e prático para uma correta avaliação e apreciação dos produtos e seus processos pelo público. Além disso, o curso visa atender a demanda da região por cursos deste tipo, geralmente com alto custo e ministrados por mestres-cervejeiros somente na capital. Desta forma, levaremos ciência e biotecnologia em um formato agradável e interessante, além de promovermos a iniciação ou aperfeiçoamento de interessados, hobbistas, entusiastas e outras pessoas que desejam saber mais ou entrar no aquecido mercado das cervejas especiais.
Palavras-chave
   cerveja, artesanal, curso, bioquímica, cultura
Público-Alvo
  • Homens e mulheres maiores de idade com interesse em cerveja e visando maior conhecimento no crescente mercado das cervejas artesanais / especiais. • Hobbistas e entusiastas que desejam produzir cervejas com qualidade para consumo próprio ou já produzem e buscam aperfeiçoar conhecimentos e métodos. • Jovens buscando conhecimento introdutório para ingressar no mercado das cervejas especiais, como provedores de insumos e produtos relacionados à cultura cervejeira e a fabricação de cerveja caseira. • Profissionais da iniciativa privada (proprietários/ garçons/ maitres/ vendedores) do ramo de restaurantes e bares que buscam maior conhecimento para venderem em seus estabelecimentos cervejas de maior valor agregado e assim criarem um diferencial em seu negócio.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   marcel@xerem.ufrj.br
«« Voltar