«« Voltar
Atividades Lúdicas: alternativas metodológicas para o ensino e aprendizagem de matemáticas
Protocolo do SIGProj:   266668.1435.185872.03042017
De:01/08/2017  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rafaela Cavalcante Guidio Alves
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  PROEC - Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários
Unidade de Origem
  DEX - Divisão de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo deste trabalho é oferecer apoio pedagógico para melhoria na aprendizagem da Matemática dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Pastor Daniel Berg. Segundo artigo publicado na edição virtual da revista veja, um relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, 1,1 milhão de estudantes brasileiros não têm conhecimentos essenciais de matemática. Dos 2,7 milhões de alunos avaliados no Brasil, 1,9 milhão tinham dificuldades em matemática básica. No relatório também é recomendado que identifiquemos os estudantes com baixa desempenho e ofereçamos estratégias para a recuperação. A pesquisa do russo Edward Frenkel, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, apresenta os resultados de sua experiência ao visitar uma escola pública do Brasil, país que se encontra entre os piores do ranking na matéria. Frenkel afirmou que os professores deveriam ensinar de forma atraente. Segundo ele “professores de matemática geralmente apresentam a disciplina de maneira muito seca e distante. Falam basicamente de números, quando, na verdade, a matemática é muito maior do que isso. É o dia a dia. E cada vez mais é preciso entender seus conceitos para viver bem no mundo moderno”. Justificamos assim o nosso interesse em desenvolver um trabalho que mostre para a criança que aprender Matemática é divertido. O projeto será desenvolvido em três modalidades: apoio pedagógico, desafios e oficinas. A escolha da escola se justifica pelo fato de a mesma ter nos procurado e solicitado um trabalho que pudesse auxiliar os alunos na aprendizagem da Matemática.
Palavras-chave
   Apoio Pedagógico, Matemática com prazer, Ensino da Matemática.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar