«« Voltar
Caronaê
Protocolo do SIGProj:   266393.1443.131252.06042017
De:05/05/2017  à  05/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Luiza Machado Campos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  NIDES/CT - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Resumo da Ação de Extensão
   A ação é direcionada a organizações que concentram muitos deslocamentos pendulares automotivos, em uma base diária e/ou temporária, e que identifiquem a necessidade de sistematizar as caronas. Exemplos: funcionários de indústrias, de centros comerciais, de hospitais, moradores de complexos habitacionais, comunidades universitárias, eventos de médio e grande porte, entre outros). Ao longo dos seis meses letivos em que o projeto está ativo na UFRJ, 9.282 membros da comunidade acadêmica UFRJ já se registraram no aplicativo. Neste tempo, 646 motoristas ofereceram caronas e 7.527 caronas individuais foram realizadas, com uma média de aproximadamente 60 caronas diárias, beneficiando 1.872 caronistas diferentes. Esta proposta trata-se de transformar o Caronaê em um sistema de código-fonte aberto (open source), possibilitando sua replicação em outras instituições interessadas pelo Brasil e pelo mundo. A partir deste modelo, será criada uma rede conectada de contribuições ao mesmo código-fonte, sediada na UFRJ. Deste modo, cada melhoria implementada por determinada instituição, será avaliada e aplicada nos demais sistemas, garantindo que todas as instituições possam usufruir das vantagens das novas atualizações. Identifica-se a oportunidade de aprofundar análises sobre os impactos promovidos pela ação nas instituições envolvidas nas áreas de acessibilidade, mobilidade urbana, desenvolvimento mobile, economia colaborativa, comportamento de rede, comportamento de viagens e outros. Ressalta-se que já foi publicado 01 artigo no XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS). Da perspectiva social, as caronas reduzem o tempo gasto com locomoção, melhorando significativamente a qualidade de vida e promovem uma integração natural entre os usuários.
Palavras-chave
   Mobilidade Compartilhada, Software livre, Carona, Aplicativo Mobile
Público-Alvo
  O projeto Caronaê é direcionado a organizações que concentram grande quantidade de deslocamentos pendulares automotivos, tanto em uma base diária quanto temporária, que identifiquem a necessidade de organizar sistematicamente as vagas ociosas em veículos particulares. Exemplos: funcionários de indústrias, de centros comerciais, de hospitais, moradores de complexos habitacionais, comunidades universitárias, eventos de médio e grande porte, entre outros)
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Todas as demandas institucionais de divulgação serão encaminhadas, analisadas e articuladas pelo e-mail: caronae@fundoverde.ufrj.br
«« Voltar