«« Voltar
IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ALIMENTARES NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS
Protocolo do SIGProj:   266380.1435.277043.31032017
De:01/08/2017  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Pedro Paullo Alves dos Santos
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Navirai - Unidade Universitária de Naviraí
Unidade de Origem
  Engenharia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo desse trabalho é avaliar e implantar um manual de boas práticas de fabricação dentro de duas escolas de âmbito municipal e estadual, no município de Naviraí – MS. Oferecendo capacitação aos profissionais, envolvidos na alimentação escolar para torná-los verdadeiros manipuladores de alimentos, ao mesmo tempo inibindo o desperdício de alimentos, e reutilização essa matéria prima que iria ser jogada no lixo, em benefícios da comunidade escolar. Para que o presente projeto seja viável, é necessário empregar formulários didáticos e adaptado, tendo como base na Resolução da Diretoria colegiada – RDC- da Anvisa Nº. 275/2002 e as consignações da RDC N 216/2004. Deste modo, Iniciara uma avaliação diante das condições, da infraestrutura interna e externa das duas Instituição pública, por meio de análises do conhecimentos dos manipuladores sobre as boas práticas de fabricação, obtendo assim, um panorama sob os problema e as correções a serem tomadas frente a possíveis falhas, utilizando assim, como metodologia (palestra) tendo como finalidade segurança alimentar e qualidade dos alimentos. Ressalta que a educação alimentar começa em casa, mas na escola os professores e funcionários possuem papel preponderante para conscientizar sob a importância de se consumir alimentos ricos em nutrientes, apresentando assim novas fontes nutricionais, vindas da reutilização alimentar.
Palavras-chave
   boas práticas de fabricação, manipuladores, merenda escolar, reutilização
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar