«« Voltar
Programa de assistência fisioterapêutica para inclusão social de idosos com doença de Parkinson e de Alzheimer
Protocolo do SIGProj:   266011.1432.47137.19042017
De:20/05/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Gustavo Christofoletti
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INISA - Instituto Integrado de Saúde
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Os distúrbios neurodegenerativos representam condições clínicas graves, por provocar declínio psíquico e motor. As doenças de Alzheimer e de Parkinson, entidades nosológicas altamente prevalente no idoso, constituem um grave problema de saúde, pois comumente levam à exclusão social do paciente. Embora apresentem déficit cognitivo como um de seus principais sintomas incapacitantes (principalmente na doença de Alzheimer), as alterações motoras e psíquicas são comuns, aumentando o risco de comorbidades da referida população. O objetivo geral deste projeto de extensão é promover atendimento fisioterapêutico gratuito a idosos com doença de Parkinson e demência de Alzheimer, bem como esclarecer os familiares a respeito de práticas a serem realizadas no lar. Para tal, participarão deste projeto discentes e docentes do curso de Fisioterapia da UFMS, que terão com função: 1) Promover triagem, avaliação e atendimento fisioterapêutico semanal aos idosos; 2) Realizar palestras na Associação Brasileira de Alzheimer; 3) Desenvolver cartilhas, banner e panfletos sobre o assunto, a fim de auxiliar familiares no cuidado adequado ao idoso; 4) Participar de atividades educativas realizadas na Semana Nacional do Alzheimer, e; 5) Apresentar resultados em eventos internos (promovido pela CEX/PROECE) e externos à UFMS. A Associação Brasileira de Alzheimer de Mato Grosso do Sul consta com mais de 100 pacientes e cuidadores cadastrados e, por meio deste projeto, pretende-se esclarecer os familiares sobre as disfunções provenientes da doença e propor ações para melhorar a qualidade de vida do familiar e a saúde do idoso acometido por condição neurodegenerativa.
Palavras-chave
   Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Fisioterapia, Qualidade de vida
Público-Alvo
  O público-alvo deste projeto de extensão será o de pacientes com doença de Alzheimer e doença de Parkinson, a serem selecionados em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer e com o Ambulatório de Neurologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (NHU/UFMS). Por atividades realizadas em anos anteriores, já dispomos de um número considerável de participantes assíduos às nossas atividades. Mesmo assim, como caráter público, social e assistencial que a Universidade apresenta, estamos abertos à inscrição de mais participantes, cuja divulgação comumente ocorre por indicação de colegas, profissionais e meios de comunicação (impresso e televisivo).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Os seguintes números telefônicos estarão vinculados aos meios de divulgação: (67) 3345-7837 e (67) 3345-7826. Estes números representam contato direto com o coordenador desta proposta e com a secretaria do curso de Fisioterapia.
«« Voltar