«« Voltar
EXERCENDO A CIDADANIA ATRAVÉS DA PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM UMA COMUNIDADE ISOLADA NO PANTANAL - MS (Cópia) 28-03-2017
Protocolo do SIGProj:   265770.1432.7412.28032017
De:10/05/2017  à  10/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Wander Fernando de Oliveira Filiú
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FACFAN - Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição
Unidade de Origem
  CEX - Comissão Setorial de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem por objetivo o atendimento em saúde (médico, odontológico), priorizando a realização de exames laboratoriais e dispensação de medicamentos na população ribeirinha localizado as margens do rio Miranda na região pantaneira denominada abobral no Passo do Lontra. Trata-se de população carente e desassistida no que diz respeito à assistência à saúde, precariedade de locomoção, onde o transporte é realizado por barco movido a motor, animais, bicicletas e caminhonetas. Sendo que o posto de saúde mais próximo fica a 100 quilômetros de distância. Com a efetiva participação discente haverá interação entre Universidade e uma comunidade carente, associando ensino técnico-científico com o social, troca de experiências, melhorando o aprendizado dos alunos, pois este projeto caracteriza-se pela interdisciplinaridade e multiprofissionalidade, tanto na área preventiva quanto curativa. Os exames a serem realizados são: Hemograma completo, parasitológico, urina, teste de gravidez, VHS, glicose, ureia, creatinina, sódio, potássio, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico e hormônios (TSH, T3, T4, T4 livre, FSH, LH, prolactina e progesterona) além dos marcadores tumorais PSA total e PSA livre. Pretende-se contribuir para orientação e solução de problemas de saúde da população. Construir banco de dados inédito e atualizado, que permitirão aos profissionais da saúde das diversas áreas tirar conclusões contundentes em suas especialidades, propondo medidas para enfrentamento dos problemas identificados com rigor metodológico, bem como medidas preventivas de orientação à saúde. Como são raras ações dessa natureza, é importante comparar com outros grupos populacionais já estudados.
Palavras-chave
   Pantanal, Saúde, Exames laboratoriais, Medicamentos
Público-Alvo
  A prioridade do atendimento é a população ribeirinha residente no Passo do Lontra de todas as idades, sexo e ocupação, porém, como o projeto vem se consolidando ano a ano, os moradores das fazendas adjacentes, entre os municípios de Miranda e Corumbá, têm procurado atendimento médico, odontológico, enfermagem e farmacêutico.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Serão afixados cartazes e folders em locais de grande movimentação da população local (mercearias, bares, posto de gasolina, hotel, entrada das fazendas, posto policial) informando data e horário do atendimento.
«« Voltar