«« Voltar
Recrutas da Alegria: promoção da saúde no Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande
Protocolo do SIGProj:   265470.1389.51564.19042017
De:25/03/2017  à  09/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Marilice Magroski Gomes da Costa
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  FaMed - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa Recrutas da Alegria, desenvolvido pelos Cursos da Área de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande, surgiu como ação de extensão, pela necessidade de formar profissionais humanistas e promotores da saúde integral. O objetivo central é melhorar o ambiente hospitalar para pacientes e equipes de trabalho do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU), aliado ao desenvolvimento de um profissional mais humanizado e capaz de trabalhar interdisciplinarmente. As atividades desta proposta complementar-se-ão na tríade ensino, pesquisa e extensão, proporcionando benefícios para a academia e comunidade. O programa estrutura-se em três eixos de atuação: 1)Recrutas em Formação– encontros quinzenais de formação e autoformação dos extensionistas, qualificando a abordagem junto ao público; 2)Recrutas em Ação – atividades realizadas no HU, nas quais os extensionistas irão se caracterizar como clowns e realizar trabalhos lúdicos, proporcionando amparo e alívio das ansiedades geradas pelo ambiente hospitalar; 3)Recrutas e a Produção do Conhecimento – trabalho permanente de pesquisa-ação, a partir da interação com o público, gerando novos conhecimentos e práticas em saúde. A articulação destas ações constitui motivação ao aprendizado e ao cuidado à saúde, evidenciando a importância da relação de respeito e afeto que deve orientar a relação profissional-paciente. Assim, atende à necessidade de humanização dos profissionais e para a comunidade traz o benefício da promoção da saúde física e mental dos pacientes, acompanhantes e equipes hospitalares.
Palavras-chave
   promoção em saúde, ambiente hospitalar, humanização da assistência
Público-Alvo
  - 70 docentes e discentes de todas as áreas da saúde atuantes no Hospital Universitário Miguel Riet Correa Junior. - 150 profissionais de equipe de enfermagem e assistência do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Junior. - 150 profissionais de equipes de limpeza, nutrição, administração e demais do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Junior. - 1000 pacientes internados e respectivos acompanhantes tanto na Enfermaria Pediátrica, no Pronto Atendimento do Hospital Universitário e enfermarias clínicas, cirúrgicas e maternidade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Divulgação das atividades através do blog: www.recrutasdaalegria.blogspot.com.br . Divulgação das atividades através de rede social (Facebook) Divulgação dos serviçoes prestados através da imprensa riograndina. Distribuição de folders informativos e de orientação social a respeito do programa.
«« Voltar