«« Voltar
Jogos, brincadeiras,leitura, interpretação de texto na alfabetização
Protocolo do SIGProj:   265239.1435.234929.02042017
De:01/08/2017  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Cristina Ferreira
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  PROEC - Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários
Unidade de Origem
  DEX - Divisão de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho que se intitula: Jogos e Aprendizagem na Escola: leitura e escrita no 3º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Dourados, MS. Faz parte de um projeto maior de extensão que visa dar apoio pedagógico a alunos e professores no que diz respeito a alfabetização, letramento, leitura e produção de textos nas escolas propondo uma forma diferenciada de trabalho junto aos alunos com o intuito de ajudar na aquisição do conhecimento da língua portuguesa. Nesse sentido, Alarcão (2011.p. 13) diz que: “As escolas são lugares onde as novas competências devem ser adquiridas, reconhecidas e desenvolvidas [...]”, e é neste campo de trabalho criativa, crítica e competente. A proposta se difere da abordagem tradicional de ensino que ainda é bastante comum em sala de aula e prioriza o trabalho utilizando-se jogos leitura na biblioteca, brincadeiras com músicas, textos diferenciados tornando as atividades mais atrativas e interessantes para as crianças. Ao usar as obras literárias de uma forma lúdica faz com que as crianças se mobilizem para realizarem as atividades, pois dão sentido para o porquê de ler e escrever de forma correta, fato que os auxiliam a superarem suas dificuldades em sala de aula. O projeto proporciona, também, conhecimento e aprendizagem ao bolsista em formação, pois proporciona a oportunidade de conhecer a realidade escolar e vivenciar a relação teoria e prática.
Palavras-chave
   Aprendizagem, Jogos, Leitura, Escrita.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar