«« Voltar
Fundamentos da Produção e Avaliação Sensorial de Cerveja
Protocolo do SIGProj:   265100.1484.131042.16052017
De:01/08/2017  à  07/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Igor de Almeida Rodrigues
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FF - Faculdade de Farmácia
Resumo da Ação de Extensão
  A produção de cerveja no mundo cresce a cada ano. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e China e superando países como a Rússia e a Alemanha. Tamanho consumo tem levado a investimentos não apenas na área de produção, mas também na elaboração de produtos inovadores e com diferencial de mercado. A cerveja vem adquirindo status gourmet, devido principalmente a incorporação de ingredientes não convencionais (condimentos, frutas ou mesmo outros micro-organismos) responsáveis por dar ao produto final atributos sensoriais diversos. A investigação destes atributos por meio de análise sensorial é decisiva para introdução de um novo produto no mercado, uma vez que pode representar, dentre outras coisas, a aceitação do mesmo pelo mercado consumidor. Assim como já acontece com o vinho, a cerveja também tem implicações positivas com a saúde humana. Sustâncias fenólicas oriundas principalmente do lúpulo têm sido relacionadas com a prevenção do câncer. Nesta proposta, pretendemos apresentar e discutir todos estes aspectos com o objetivo principal de fornecer o conhecimento básico para o entendimento do processo de produção de cerveja. A proposta apresentada está vinculada ao Programa Articulado Educação Pública, Formação Permanente e Educação Popular, e também ao Programa de Formação Profissional.
Palavras-chave
   Produção de cerveja, estilos de cerveja, composição química de cervejas, bioativos em cervejas, análise sensorial de bebidas
Público-Alvo
  O curso proposto tem como público alvo alunos de nível universitário e técnico que atuem nas áreas afins ao setor de alimentos, incluindo Engenharia, Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Microbiologia. Especificamente sobre a inscrição de alunos da UFRJ, aos mesmos serão reservadas 2 (duas) vagas. Por fim, este curso também se destina ainda a profissionais que atuem na área de produção de cerveja, técnicos cervejeiros, cervejeiros artesanais, profissionais de bares e restaurantes, que busquem qualificação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Professores Igor de Almeida Rodrigues e Carla da Silva Carneiro e-mail: cursodecervejadpna@gmail.com
«« Voltar