«« Voltar
Recursos didáticos como estratégia no ensino e aprendizagem de invertebrados
Protocolo do SIGProj:   264922.1435.279122.30032017
De:01/08/2017  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Patricia Maurer Oserow
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Biologia - Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  A dificuldade na realização de atividades didáticas diferenciadas na sala de aula leva a desmotivação dos alunos em relação ao ensino de ciências. Neste sentido, a proposta do presente projeto é trabalhar com diversas ferramentas didáticas para a consolidação de um conhecimento sólido em zoologia dos invertebrados. O presente projeto será desenvolvido durante os anos letivos de 2017 e 2018 na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, especificamente os alunos dos sétimos anos do ensino fundamental II, que serão convidados a participarem em período de contra turno da escola, oportunizando-os a vivência em atividades práticas relacionadas aos conteúdos de ciências, invertebrados. Com suporte técnico e material da UEMS, serão desenvolvidas diversas atividades utilizando-se recursos didáticos variados como os audiovisuais e materiais biológicos vivos e preservados para efetivação de práticas de animais invertebrados (poríferos, cnidários, platelmintes, nematoides, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos), explorando sua morfologia interna e externa, fisiologia, hábitos de vida e relações dos mesmos com o ambiente em que vivem. Durante as intervenções serão realizadas atividades de conhecimento pré e pós atividade, observações e anotações sobre o interesse na participação dos alunos e no término das mesmas, os alunos deverão individualmente expor as facilidades e dificuldades encontradas no seu desenvolvimento e a contribuição desta no processo de aprendizagem. Serão realizadas ao redor de cinco ações sobre os temas acima mencionados. Um projeto similar já vem sendo desenvolvido na escola acima citada há dois anos e vem obtendo resultados promissores para todos os participantes envolvidos.
Palavras-chave
   atividades práticas, ciências, ensino fundamental
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar