«« Voltar
O Lúdico na Prática Educativa em Ciências: Jogos Didáticos como Recursos Facilitadores na Construção do Conhecimento
Protocolo do SIGProj:   263904.1435.278191.30032017
De:01/08/2017  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Daniel Pereira do Prado Dias
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Biologia - Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  No modelo educacional atual, o ensino de Ciências tem sido desfavorecido devido uma série de problemas que comprometem a qualidade da aula ministrada pelo docente. Salas superlotadas, conteúdos maçantes, ausência de estrutura física adequada para aplicações práticas, escassez de tempo para a realização de atividades diferenciadas e, como consequência, o estresse para o aluno e para o professor que são relegados ao sistema tradicional com aulas expositivas. Baseado nesse contexto, o presente trabalho busca diagnosticar como a aplicação de jogos didáticos pode auxiliar a construção do conhecimento de modo interativo, proporcionando ao aluno um ambiente agradável com práticas que aproximem a ciência do cotidiano, e que confiram ao aluno novas habilidades e o desenvolvimento das que ele já possui. Para isso, serão realizadas cinco ações durante 2017/2018 na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, em Dourados/MS, através da aplicação de jogos pedagógicos associados aos grupos taxonômicos animais que são abordados nos Sétimos Anos do Ensino Fundamental, dispostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais.
Palavras-chave
   ensino-aprendizagem, atividades práticas, ensino fundamental
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar