«« Voltar
Em cada ribanceira, uma nação: vozes da favela, saber midiático e protagonismo social
Protocolo do SIGProj:   263592.1395.50001.13032017
De:01/04/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Kleber Santos de Mendonça
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGA - Instituto de Arte e Comunicação Social
Unidade de Origem
  GEC - Departamento de Estudos Culturais e Mídia
Resumo da Ação de Extensão
  Em seu quarto ano de execução, a ação pretende promover a capacitação técnico-midiática de jovens moradores de comunidades do Rio de Janeiro e Niterói. Em parceria com o coletivo Dá Teu Papo, formado por jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro, com o Núcleo de Comunicação Popular do Chapéu Mangueira (NUCOPO) e com a Orquestra de Percussão do Mestre Dá, do Morro do Cantagalo, o presente projeto estimulará a criação de conteúdos comunicacionais, em plataformas multimídias, pensados, planejados, produzidos e compartilhados pelos próprios jovens moradores das favelas parceiras da ação. A partir dos resultados de encontros de reflexão crítica, realizados em 2016, nos quais foram amadurecidos os modos como os moradores destas comunidades cariocas interpretam o fazer midiático, esta ação de extensão se dedicará, neste ano, à construção de produtos midiáticos alternativos, desenvolvidos pelos próprios jovens moradores das mesmas comunidades que cada vez mais figuram como pautas ou personagens ilustrativos nos veículos de comunicação hegemônicos. Para tanto, o projeto prevê, além da articulação com a Iniciação Científica (Pibic), a Iniciação Científica no nível do Ensino Médio (Pibic-EM) e o projeto de pesquisa 'A 'pacificação' dos sentidos: uma análise do discurso telejornalístico local sobre a violência urbana no Rio de Janeiro', desenvolvido no PPGCOM/UFF, o aprofundamento da capacitação técnico-midiática dos jovens para os quais se destinam tais ações e a construção de um Portal de Internet para veiculação e compartilhamento dos conteúdos pelos próprios moradores.
Palavras-chave
   Comunicação Comunitária, Educação, Juventude, Inclusão Digital, Favela
Público-Alvo
  Público Atendido diretamente pela execução da ação: - Jovens moradores das Comunidades do Chapéu Mangueira, da Babilônia, do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro; - Alunos de diversos cursos da UFF interessados em participar das ações de capacitação a serem desenvolvidas nas referidas comunidades, especialmente as graduações de Estudos de Mídia, Produção Cultural, Serviço Social e Comunicação Social. - Público das comunidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense, para quem serão destinados os conteúdos midiáticos a serem produzidos e compartilhados no portal do Projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Kleber Mendonça Email: klebersm@hotmail.com Tel: 99137-2933 Flora Daemon Email: floradaemon@yahoo.com.br Tel: 99284-1779
«« Voltar