«« Voltar
Quem sabe de mim sou eu: favela, protagonismo social e o fazer midiático
Protocolo do SIGProj:   263591.1395.50001.13032017
De:01/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Kleber Santos de Mendonça
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGA - Instituto de Arte e Comunicação Social
Unidade de Origem
  GEC - Departamento de Estudos Culturais e Mídia
Resumo da Ação de Extensão
  Em seu quinto ano de existência, a ação pretende promover encontros periódicos de reflexão crítico-midiática em comunidades do Rio de Janeiro, de modo articulado com a pesquisa 'A pacificação dos sentidos: uma análise do discurso telejornalístico contemporâneo sobre a violência urbana', desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF), e com o apoio de bolsistas Pibic-EM CNPq/UFF. A partir de um olhar sobre a maneira como os moradores das comunidades cariocas interpretam o fazer midiático a respeito de seus territórios, pretende-se realizar um trabalho de reflexão como forma de complexificar estas operações discursivas e os processos de construção de subjetividades. A ideia é que a partir do desenvolvimento de uma visão crítica a respeito de tais conteúdos simbólicos seja possível avançar, em uma segunda etapa, na construção de produtos midiáticos alternativos, desenvolvidos pelos próprios jovens moradores das mesmas comunidades que cada vez mais figuram como pautas ou personagens ilustrativos nos veículos de comunicação hegemônicos. Para tanto, o projeto prevê, além da articulação com a Iniciação Científica no nível do Ensino Médio, a realização de oficinas de reflexão crítica a respeito do papel dos meios de comunicação na sociedade contemporânea, em parceria com o Núcleo de Comunicação Popular do Chapéu Mangueira e da Babilônia (Nucopo), a Orquestra de Percussão do Mestre Dá. A ação de extensão também promoverá o desenvolvimento prático dos jovens, que organizarão, produzirão e divulgarão os encontros de reflexão crítico-midiática a serem realizados.
Palavras-chave
   Comunicação Comunitária, Educação, Juventude, Inclusão Digital, Favela
Público-Alvo
  - Jovens moradores das Comunidades do Chapéu Mangueira e da Babilônia, no Rio de Janeiro; - Jovens moradores da Comunidade do Morro do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro. - Alunos de diversos cursos da UFF interessados em participar das ações de capacitação a serem desenvolvidas nas referidas comunidades, especialmente as graduações de Estudos de Mídia, Produção Cultural, Serviço Social e Comunicação Social.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Kleber Mendonça Email: klebersm@hotmail.com Tel: 99137-2933 Flora Daemon Email: floradaemon@yahoo.com.br Tel: 99284-1779
«« Voltar