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Desenvolvimento de Jogos, Atividades e Sistema Administrativo para o LADACA ( Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas ) (Cópia) 10-03-2017
Protocolo do SIGProj:   263213.1395.139598.13032017
De:26/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PUVR - Polo Universitário de Volta Redonda
Unidade de Origem
  VFI - Departamento de Física
Resumo da Ação de Extensão
  Os Transtornos do Espectro do Autismo consistem em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação, à interação e às ações simbólicas. Além disso, compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do portador. Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto, o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado em Volta Redonda-RJ, desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista, através de atividades complementares no ensino de matemática, português e música, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças. Até o presente momento, foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA (Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). As áreas trabalhadas na implementação dos jogos são: associação visual, noção, espacial, resolução visual, fechamento visual, reconhecimento visual do alfabeto e numerais, ordem numérica, combinar objetos idênticos, combinar objetos idênticos a um exemplo, combinar figuras com objetos, generalização de imagens, identificar um item diferente dentre outros, montar sequência de cores como um modelo, quebra-cabeças de inserção, utilizando um cenário, quebra-cabeças com peças interconectáveis, repetição de uma sequencia após o modelo ser retirado do campo de visão, estender um padrão sequencial, cópia de objetos tridimensionais, serialidade e resolução de labirintos. Visamos com esse trabalho, favorecer a socialização, bem como a melhoria da qualidade de vida que fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.
Palavras-chave
   aprendizagem, autismo, software, comunicação, jogos
Público-Alvo
  Crianças autistas entre 4 e 15 anos de idade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   veracaminha@puvr.uff.br adaca@puvr.uff.br
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