«« Voltar
Educação do Campo nas Comunidades Caiçara de Paraty: implantação do segundo segmento do Ensino Fundamental na Zona Costeira- Ano II
Protocolo do SIGProj:   262394.1395.20274.13032017
De:26/04/2017  à  26/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Mara Edilara Batista de Oliveira
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis
Unidade de Origem
  DGP - Departamento de Geografia e Políticas Públicas
Resumo da Ação de Extensão
  Esse projeto visa dar continuidade à implantação do segundo segmento das escolas caiçaras, localizadas em zonas de difícil acesso em Paraty, que está em seu segundo ano de atividades. Desta forma, essas ações de extensão buscam contribuir com o fortalecimento das propostas de educação diferenciada no campo e mais especificamente na Zona Costeira de Paraty, elaboramos esse projeto com o objetivo de dar suporte à implantação do segundo segmento do Ensino Fundamental nas Comunidades Caiçaras de Paraty. Essas Comunidades vêm ao longo de vários anos se mobilizando na luta por uma educação de qualidade para suas crianças. Viemos, enquanto professores e alunos da UFF, desde meados de 2015, participando de reuniões, junto à SME de Paraty, que visam auxiliar essa implantação. A participação da universidade nesse processo tem o intuito maior de assegurar que o novo projeto curricular esteja embasado nas Diretrizes Nacionais da Educação do Campo, na Política Nacional da Educação do Campo e na Política Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais. Enfim, estamos buscando garantir uma educação diferenciada e de qualidade nessas comunidades, levando em conta as necessidades reais que elas apresentam e respeitando seus saberes e cultura caiçara. Para isso, estamos de forma direta na proposta diferenciada por meio do apoio na formação de professores inicial e continuada e na construção curricular.
Palavras-chave
   Educação do Campo, Políticas Públicas, Comunidades Tradicionais Caiçara
Público-Alvo
  Professores do segundo segmento das escolas da Praia do Sono e Pouso da Cajaíba. Crianças das escolas. Coordenador pedagógico da SME de Paraty e diretores das escolas. Representantes de movimentos sociais. Alunos de graduação do IEAR/UFF.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar