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Tecnologias digitais na educação: a inclusão como foco de investigação (Cópia) 05-03-2017
Protocolo do SIGProj:   262349.1359.115185.05032017
De:01/05/2017  à  28/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Carine Bueira Loureiro
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo desta investigação é conhecer como é abordada a relação entre o uso de tecnologias digitais na educação e as práticas de inclusão. Mais especificadamente, a partir de uma análise documental e de uma investigação arquegenealógica, serão analisados cinco documentos, publicados por organismos supranacionais e por fundações, que emitem diretrizes para o uso de tecnologias digitais na educação. Para que o objetivo aqui proposto seja atingido, a pergunta que orientará a investigação é a seguinte: como é tratada a utilização das tecnologias digitais no que se refere a práticas inclusivas de aprendizagem? O mapeamento das entidades envolvidas com esta temática já foi desenvolvido por meio da pesquisa Tecnologias Móveis Sem Fio como Ferramenta de aprendizagem (Edital PROPPI 009/2016 – PIBIC), por meio de uma etnografia de rede. A pesquisa aqui proposta tem como aporte teórico os estudos foucaultianos e utiliza o conceito-ferramenta de discurso para o desenvolvimento da analítica nos documentos selecionados. A importância do desenvolvimento desta pesquisa está pautada na necessidade de conhecer e problematizar como práticas de inclusão são abordadas em diretrizes que orientam o uso de tecnologias como ferramenta de apoio para o processo de aprendizagem.
Palavras-chave
   Tecnologias Digitais na Educação, Inclusão, Aprendizagem
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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