«« Voltar
Crise... para quem? Estratégias das empresas que prosperam na “crise”.
Protocolo do SIGProj:   261749.1344.175579.02032017
De:01/05/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Priscila Silva Esteves
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Viamão - Câmpus Viamão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto visa analisar a possibilidade de novos negócios a partir da apresentação de casos de empresas que se desenvolveram no período de crise e, a partir deles, pensar em novas possibilidades de negócios para desenvolvimento do empreendedorismo local. Observa-se que, apesar de dados econômicos demonstrando uma retração na economia, alguns setores tiveram um grande crescimento nos últimos anos, possibilitando o surgimento de empreendimentos de sucesso. A partir deste cenário, objetiva-se, a partir de 8 palestras, apresentar casos empresarias de empresas que conseguiram se desenvolver e crescer. Através das referidas palestras, este projeto visa estimular o desenvolvimento do empreendedorismo para alunos e comunidade externa do IFRS nas regiões metropolitana de Porto Alegre e Distrito Federal. Observou-se, a partir do projeto de extensão desenvolvido em 2016 (Compartilhando Saberes na Gestão) que há uma grande demanda por palestras nesta área, portanto, neste projeto, será disponibilizado um espaço ao final de cada palestra para discussão de idéias e problemas enfrentados por estudantes e empresários locais que estejam presentes nos eventos. Desta forma, espera-se contribuir, também, para o desenvolvimento das idéias empreendedoras dos participantes. Também serão realizadas ações de divulgação do projeto em diversos locais das cidades citadas, como escolas e organizações públicas e privadas. Como resultado, espera-se contribuir para a adoção de melhores práticas de gestão e incentivo do espírito empreendedor, considerando tanto os acadêmicos como a sociedade.
Palavras-chave
   gestão, empreendedorismo, crise
Público-Alvo
  O projeto tem como público-alvo discentes, egressos da instituição e cidadãos da região metropolitana de Porto Alegre e do Distrito Federal. Os câmpus descritos possuem diversos cursos superiores e técnicos na área de gestão (Administração, Serviços Públicos, Processos Gerenciais, Cooperativismo). Devido ao grande número de alunos matriculados em cada um, eles acabam se tornando referências educacionais em suas respectivas regiões na área de gestão. Portanto, o presente projeto é destinado às pessoas destas localidades que têm interesse em aumentar seus conhecimentos sobre aspectos ligados à gestão organizacional e ao empreendedorismo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Contatos: - Campus Viamão: Av. Senador Salgado Filho, 7000, 2° andar, Viamão - Telefone: (51) 3320-7100, ramal 7001 - Sítio do campus: http://expansao.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=62 - Jornalista: Alessandra Aragon Nevado (comunicacao@viamao.ifrs.edu.br)
«« Voltar