«« Voltar
Programando Fácil: Conhecendo a Computação
Protocolo do SIGProj:   261324.1344.276289.02032017
De:01/08/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Anelise Lemke Kologeski
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta tem por objetivo proporcionar aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, bem como os alunos do Ensino Médio, das escolas da região, um primeiro contato com a Computação, através do desenvolvimento do raciocínio lógico com o uso de ferramentas da Tecnologia da Informação. Desta forma, pretendemos apresentar aos alunos um pouco do universo que envolve a grande área da informática, a fim de contribuir para o seu conhecimento, e a fim de divulgar o curso Técnico de Informática do IFRS Campus Osório, e o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Neste sentido, o objetivo deste projeto será contribuir para a consolidação do conhecimento dos alunos (tanto dos alunos bolsistas participantes quanto dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), oferecendo oficinas de programação, de forma lúdica, envolvendo o uso de jogos e o raciocínio lógico. Para isso, pretende-se trabalhar em uma parceria desenvolvida com a Universidade Feevale, que vem aplicando um projeto similar (chamado de Logicando) na região que abrange o Vale dos Sinos e o vale do Paranhana. Dentre os resultados, espera-se que os alunos conheçam um pouco de programação, a fim de que possam desenvolver o próprio jogo através de sites como code.org e scratch.mit.edu, contribuindo positivamente para a desenvolvimento do raciocínio lógico, oferecendo e compartilhando momentos de aprendizado e trocas de experiências junto aos professores e alunos bolsistas participantes.
Palavras-chave
   Programação, Raciocíno Lógico, Ferramentas de Tecnologia da Informação
Público-Alvo
  Alunos do IFRS – Campus Osório, alunos das séries finais do ensino fundamental das escolas da região que abrange a cidade de Osório e cidades vizinhas, bem como professores os professores destes alunos. A quantidade de alunos atendidos nas escolas poderá variar de 20 a 40 alunos por oficina, de acordo com a disponibilidade de computadores dos laboratórios de informática. Quando as oficinas forem oferecidas no IFRS Campus Osório, cada turma terá no máximo 30 alunos, observando sempre os limites de capacidade da instituição para as oficinas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Anelise e alunos bolsistas. Prof. Sandra (Feevale). Prof Fernanda (Matemática) - Instituto Estadual de Educação Barãod e Tramandaí. Prof. Juliana (vice-diretora) - Instituto Estadual de Educação Barãod e Tramandaí.
«« Voltar