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PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas
Protocolo do SIGProj:   261204.1136.14464.06032017
De:24/10/2016  à  31/10/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como objeto de pesquisa as políticas de educação superior no Brasil, com destaque para a permanência e evasão na Educação superior e sua interface com o ensino médio público como um dos fatores que pode contribuir com a permanência e a evasão na educação superior. Propõe-se compreender quais os fatores estão relacionados ao processo de permanência e de evasão de estudantes da educação superior pública dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Utiliza-se de abordagens quantitativas e qualitativas, incluindo, levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais, dados estatísticos nacionais, regionais e estaduais. Os resultados visam fornecer maior visibilidade sobre a educação superior na região e nos Estados, ampliando a produção de conhecimento na área e subsidiando as escolas de ensino médio com informações e proposições para o desenvolvimento de ações que favoreçam o acesso à educação superior bem como subsidiar as políticas institucionais com vistas ao acolhimento do estudante da escola pública.
Palavras-chave
   Educação Superior, Permanência, Evasão
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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