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ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA NO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO E NA CRIAÇÃO DE GAME II
Protocolo do SIGProj:   261098.1359.73657.27022017
De:02/05/2017  à  28/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Lizandra Brasil Estabel
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto aborda o uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e a criação de game, por pacientes com fibrose cística (FC) internados em isolamentos no HCPA-RS. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa baseada em estudo de caso e através da investigação, pretende-se averiguar se o uso das TIC e a criação de game, possibilitam o processo de comunicação e de interação pelos sujeitos em quartos restritos, com outros na mesma condição ou não, como vivência educativa, terapêutica e social promovendo a acessibilidade e a inclusão social. A relevância dessa Pesquisa é a oportunidade de o sujeito se tornar ativo, participante, criativo, ao invés de ser passivo pela situação e pela condição da doença crônica e da situação de isolamento no acesso e no uso das TIC enquanto permanecer hospitalizado. Por outro lado, tornam-se significativas as ações dos sujeitos, mediada pelas TIC, que oportunizam o exercício da autonomia, propiciam interações entre os mesmos e destes com outras pessoas, permite perceberem que é possível superar os limites que lhes são impostos pelo meio, comunicar-se com o mundo e re-significar a vida. Possibilita dar continuidade às parcerias estabelecidas em projetos anteriores, de forma interinstitucional, entre o IFRS-Câmpus Porto Alegre com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade) da FABICO/UFRGS e com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Palavras-chave
   Ciência da Informação, Saúde, Informática na Educação, Interação e Inclusão.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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