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(In)Justiça na avaliação escolar: uma análise sobre as percepções de professores e estudantes
Protocolo do SIGProj:   261095.1359.150941.01032017
De:02/05/2017  à  28/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Vanessa Petró
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Feliz - Câmpus Feliz - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de pesquisa proposto tem como tema a avaliação escolar no ensino médio. A partir de um olhar da sociologia da educação, objetiva-se compreender a dinâmica do processo avaliativo escolar no ensino médio, tendo em vista a concepção dos atores envolvidos – professores e estudantes – sobre a (in)justiça, a desigualdade e o reconhecimento das diferenças. O estudo realizará também uma discussão teórica dos conceitos de justiça, desigualdade e reconhecimento e identificar como a percepção sobre o esforço, as desigualdades e as diferenças interferem na tomada de decisões dos professores no que se refere à aprovação/reprovação e como os alunos percebem isso, o que será discutido com base nos conceitos apontados. A pesquisa será realizada com base no método etnográfico, utilizando-se de técnicas de coleta de dados como a observação de conselhos de classe e a realização de entrevistas com os atores investigados. Assim, pretende-se lançar um olhar sobre a questão proposta, desvelando as concepções de (in)justiça dos mesmos sobre a escola e a avaliação e como as noções de desigualdade e reconhecimento da diferença auxiliam para essa imagem sobre as (in)justiças.
Palavras-chave
   avaliação, (in)justiça, reconhecimento, escola
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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