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De professor a tutor: análise da construção discursiva do papel da tutoria nos textos e discursos sobre ensino e aprendizagem em EaD
Protocolo do SIGProj:   260768.1387.75582.03042017
De:10/04/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Tania Jurema Flores da Rosa Aiub
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Viamão - Câmpus Viamão - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Para a Análise de Discurso - AD, a ordem do discurso é constituída pela ordem da língua e pela ordem da história, ambas trabalhando articuladamente no funcionamento do sentido que, nesse caso, jamais é disjunto de condições materiais de uso da linguagem. A partir deste entendimento, a pesquisa ora proposta busca analisar a constituição histórica e ideológica de um perfil subjetivo para a constituição do lugar de docência na modalidade de ensino Educação a Distância - EaD. Diante disso, nosso objetivo geral é compreender como o sujeito tutor é designado pelas instâncias políticas e acadêmicas que constroem, gradualmente, dois lugares de docência para a educação a distância: aquele do professor e aquele do tutor. Buscar-se-á, na materialidade linguística de enunciados produzidos nos cenários discursivos de produção acadêmica, de constituição das políticas para EaD (textos legais) e nos enunciados dos próprios sujeitos professores e tutores investigar como a língua trabalha para a solidificação de um perfil sócio-histórico de docência. Para tanto, a base teórica que sustentará o presente estudo centra-se nos conceitos de língua e discurso encontrados em Pêcheux (1997a, 1997b; 1983); Foucault (2004); Courtine (1982;2009); Bourdieu (1983).
Palavras-chave
   Discurso, língua, educação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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