«« Voltar
Difusão de técnicas na produção de hortaliças e extensão no Campus Sertão utilizando dia de campo em parceria com a Emater RS
Protocolo do SIGProj:   260430.1344.112083.01032017
De:10/04/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Anderson Luis Nunes
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A difusão de tecnologias sobre a produção e comercialização de hortaliças é incipiente entre os produtores. Além disso, novas tecnologias são inseridas de forma rápida no setor produtivo. Neste sentido o objetivo desta proposta de extensão visa a difusão de técnicas de produção. Para isso serão realizadas oficinas em dia de campo com foco na produção de hortaliças. Estão previstas oficinas sobre o controle de plantas daninhas; transplante de mudas; multiplicação de batata doce biofortificada com a distribuição de mudas. São esperadas a participação de mais de 600 pessoas. Em 2016, o IFRS Campus Sertão participou do evento com oficinas sobre a colheita e armazenamento de cebola, uso de mulching e os principais cuidados na produção de batata doce atendendo mais de 550 pessoas. O dia de campo recebe alunos de universidades, institutos federais, escolas agrotécnicas estaduais e municipais e escolas de ensino regular. Mas o principal publico são os produtores de olerícolas do Rio Grande do Sul que buscam aperfeiçoamento dos seus sistemas de produção. Ainda durante as oficinas é realizada apresentação do IFRS, os cursos oferecidos, as formas de ingresso e os resultados de pesquisa. Ao final desta proposta de extensão esperasse a conscientização dos alunos sobre a necessidade de aprimoramento dos sistemas de produção de hortaliças. Por parte dos produtores esperasse que os mesmos implantem as atividades demonstradas durante as oficinas e que dessa forma aumentem a produção e qualidade dos produtos comercializados, resultando em uma maior renda e sua permanência no campo.
Palavras-chave
   difussão, extensão rural, produção de olerícolas
Público-Alvo
  O principal meio de difussão das técnicas será através de um dia de campo de olericultura promovido em parceria com a Emater RS. O dia de campo é sepaado em dois momentos onde inicialmente são recebidos alunos de universidades, institutos federais, escolas agrotécnicas estaduais e municipais e escolas de ensino médio e fundamental de ensino regular. Em outro momento são recebidos os produtores de olerícolas de várias regiões do estado do Rio Grande do Sul.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar