«« Voltar
Grupo de estudo e desenvolvimento de Games do Campus Osório
Protocolo do SIGProj:   260274.1344.239530.22022017
De:15/03/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Diana Cabral Cavalcanti
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto propõe a continuação do projeto de Games iniciado no ano de 2016 no campus Osório. Em 2016, após o curso oferecido foi formado um grupo de estudo e desenvolvimento, uma proposta de game foi selecionada e está sendo trabalhada desde julho de 2016. O game já possui história, produção de arte e features implementadas. Também através deste projeto houve a participação dos membros do projeto na Mostra de extensão do campus Restinga POA, Osório, e no 1º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS em Bento Gonçalves. Este ano como já temos um protótipo em andamento nosso objetivo maior é o evento SBGAMES. Nossa proposta é oferecer novamente o mini-curso introdutório para alcançar novos estudantes da região para participar do grupo e iniciar novos projetos. Assim, com a expansão do grupo podemos a longo prazo ter uma célula de desenvolvimento de games no campus Osório. O projeto é composto de introdução/capacitação de estudantes da região ao contexto de desenvolvimento de jogos interativos por meio de um curso introdutório à programação de jogos digitais. O projeto será aplicado em várias etapas que inclui a capacitação, em seguida a criação de um grupo de estudo, e desenvolvimento de ideias/protótipos e desenvolvimento de um projeto. O presente projeto tem como objetivo a inserção aos alunos do IFRS – Campus Osório e da comunidade, pois outras instituições da região ministram cursos de informática mas não visualizamos a iniciativa em desenvolvimento de games, visto uma área em crescimento no Brasil.
Palavras-chave
   Desenvolvimento de games, programação
Público-Alvo
  A ação é destinada para estudantes que são apaixonados por jogos que querem aprimorar o conhecimento em programação e que têm vontade de aprender técnicas básicas para desenvolvimento de aplicativos de entretenimento interativo. A ação destina-se a alunos internos e externos (comunidade). Não há restrição de idade. Os participantes devem possuir conhecimento prévio em Lógica de Programação e Programação Orientada a Objeto. Será divulgado formulário para online para inscrição e divulgado nos meios de comunicação da instituição e divulgado também o período de inscrição. No formulário haverá campo para o aluno confirmar que há conhecimento de Lógica de Programação e Programação Orientada a Objeto. A inscrição se dará pela ordem da inscrição. Após o período será divulgado a lista dos inscritos. Então, na submissão deste projeto não há como definirmos quantos alunos interno e externo haverá matriculado. Será disponibilizado 28 vagas. Nosso objetivo neste projeto é fornecer este no primeiro semestre um treinamento. Se houver maior procura do que o número de vagas, manteremos os dados dos alunos em uma lista de espera e avaliaremos uma possível segunda turma no segundo semestre deste ano. E aos alunos do campus não há restrição a qual modalidade de curso participa (médio ou superior). Número estimado de alunos: 28 alunos ouvintes/participantes internos ou externos e 2 alunos internos que serão os apoiadores do projeto e coordenador. Total: 31.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar